! Brasil bate Coreia do Sul, mantém 100% e decidirá liderança contra Rússia - 12/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil bate Coreia do Sul, mantém 100% e decidirá liderança contra Rússia

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quatro jogos, quatro vitórias, nenhum set perdido. A seleção brasileira feminina de vôlei aumentou nesta sexta-feira sua campanha impecável até aqui nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A vítima da vez foi a Coreia do Sul, em jogo no Ginásio do Maracanãzinho pela quarta rodada do Grupo A.

Diante das sul-coreanas, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães voltou a vencer por 3 sets a 0, a exemplo do que fez contra Camarões, Argentina e Japão. Desta vez, com parciais de 25/17, 25/13 e 27/25, com 16 pontos de Natália. A Coreia tem duas vitórias e duas derrotas.

A campanha brasileira, entretanto, será colocada à prova na quinta rodada, quando as donas da casa enfrentam a Rússia - que também tem quatro vitórias em quatro jogos. As duas equipes medem forças no domingo (14), às 22h35.

Na partida desta sexta-feira, depois dois sets de pleno domínio do Brasil, José Roberto Guimarães optou por colocar reservas em quadra - destaque para Thaísa, recém-recuperada de lesão. Apesar da queda de rendimento na parcial, o treinador defendeu a opção.

"Acho que (as reservas) tinham que ganhar essa confiança, tinham que ganhar esse ritmo de jogo. Vamos precisar de todas as jogadoras do começo ao fim", disse ele após a partida em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV.

Brasil dá susto (de verdade) no primeiro set

Quando o placar da primeira parcial apontava 3/2 para as sul-coreanas, Dani Lins bateu o rosto na cabeça de Leia. As duas caíram no chão, Zé Roberto demonstrou preocupação e as demais jogadoras chamaram os médicos. Ambas, porém, permaneceram na partida para que o Brasil se recuperasse e virasse o placar, assumindo a frente em 7/6. As coreanas tentaram acompanhar o ritmo, mas as brasileiras cresceram no fraco bloqueio das rivais e fecharam o set em fáceis 25/17.

Matt Rourke/AP Photo
Dani Lins e Leia se chocaram e assustaram a seleção brasileira imagem: Matt Rourke/AP Photo

Segundo set: Brasil não poderia ser melhor

No segundo set, o Brasil aproveitou as possibilidades dadas pela Coreia do Sul e dominaram. Sheilla acertou o saque, Thaísa atacou com eficiência e o Brasil fechou em 25/13, igualando seu melhor set no torneio - na vitória por 3 a 0 sobre Camarões pela segunda rodada, a equipe também fez 25/13 na terceira parcial.

Ricardo Moraes/Reuters
Brasil fez 25/13 no segundo set e repetiu sua melhor parcial até então nos Jogos Olímpicos imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Show da poderosa Jaqueline (e sufoco) no terceiro  set

O terceiro set teve Thaísa de titular e clima de festa da torcida. Com Jaqueline em quadra, o sistema de som colocou Show das poderosas para tocar - com o sucesso de Anitta a todo volume, a ponteira caprichou no saque e dificultou a recepção das sul-coreanas. Moleza? Nada disso: com titulares do Brasil poupadas no set, as coreanas aproveitaram os erros, cresceram no jogo e dificultaram até o fim. No bloqueio de Thaísa, o Brasil fechou em 27/25.

Topo