Vôlei

Ary Graça fala sobre polêmica da premiação e de entreveros com Bernardinho

Divulgação
Ary Graça, presidente da FIVB imagem: Divulgação

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), Ary Graça, está empolgado com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Da Casa do Vôlei, espaço criado pela entidade em uma escola municipal para receber personalidades da modalidade durante a Olimpíada, ele recebeu a reportagem do UOL Esporte.

Além da Casa do Vôlei, a entidade é responsável por alguns outros projetos no Rio de Janeiro como a parte de entretenimento das duas arenas da modalidade. A criação de centros de treinamento no parque Madureira e quadras criadas na praia de Copacabana com clínicas.

Ary não se negou a responder nenhuma pergunta. O presidente falou sobre temas polêmicos do esporte, como o doping da Rússia, a suposta crise entre ele e a seleção masculina de vôlei, os projetos da entidade e ainda sobre o fato das mulheres ganharem menos que os homens nas competições da FIVB. A diferença na premiação gerou revolta nas redes sociais e reclamação de alguma jogadoras da seleção brasileira.

Por que as mulheres ganham menos que os homens?

Mercado. Como faz? Aqui com os homens, tenho uma receita cinco vezes maior, então posso pagar cinco vezes mais. Aqui (no feminino), tenho receita cinco vezes menor, então não posso pagar, porque não tenho dinheiro. O que está acontecendo agora? Nós estamos fazendo um trabalho na Ásia e Estados Unidos. Certamente digo que a partir do ano que vem, a receita do feminino vai subir estupidamente, porque redescobrimos a Ásia. Só esse semestre, eu fui três vezes para lá. Assim que a receita do Grand Prix subir, automaticamente sobe o prêmio. Nada impede que se a receita passar dos homens, elas vão ganhar mais. Não é preconceito contra A ou B, nada.

Relação com jogadores da seleção brasileira

Dizer que não me relaciono com os atletas é loucura. 18 anos que me relaciono, nunca tive problema. Serginho me adora e eu adoro ele. Agora, teve um pequeno desentendimento com treinador e Murilo ficou do lado do treinador, só. Ninguém mais e o filho do Bernardinho. Se vai ter constrangimento de dar medalha? Zero. Eles são profissionais e eu também. Nada pessoal. Vou lá, meto a medalha no cara, cumprimento, dou abraço e vou embora. E eles também vão fazer isso. Mais da metade dos garotos que estão aí nem sabem o que se passou. Esse negócio que não fui cumprimentar.

Jogos do Brasil em horário de balada (após 22h)

Não é a televisão, são as televisões. Quem paga mais é a NBC, tanto que botou natação essa hora. NBC que pediu para botar. Entre nós, estão pagando muito dinheiro.

Crise financeira da CBV

Quando saí, deixei todas as contas pagas, não devia nada, zero. Mais de R$ 40 milhões no caixa sem compromisso. É o que posso dizer.

Acusações de desvio de dinheiro dos patrocinadores na CBV

Foi um jornalista que fez aquele escândalo todo. Vamos falar na prática. Estou preso? Tem inquérito contra mim? Tem Ministério Público? Não tem nada, zero. Sabe por que? Porque é mentira.

Vôlei é entretenimento

Decidimos que vôlei precisa ser um show. Não quero concorrer com famosos. Quero fazer meu trabalho bem feito. Quero que meu fã se sinta muito confortável no estádio de vôlei. Tem de ter absoluta segurança, tem de ter entretenimento, ter interação com público. Jogo de vôlei é como se fosse um trio elétrico estático. Tudo isso foi criado de uma maneira não tão espontânea, mas foi induzindo o público a gostar do vôlei brincando.

Liberação de russos no vôlei da Rio-2016

Quando surgiu o problema, chamei o departamento médico, departamento de doping, pedi para fazer levantamento geral. Passa a régua para saber o que houve. Veio a resposta que não tinhas problemas nenhum em princípio. Fomos além. Quais foram os exames que foram feitos na Rússia? Aí falaram que foram trazidos para Alemanha e Canadá. Os poucos que foram feitos lá não estão nos convocados. O que me importava era ser o primeiro a dizer que vôlei é esporte limpo. Alguns que nunca tinham feito, são novos, mandamos fazer exame. Para não ter dúvida. Mandamos exigir a lista dos 30, verificamos todos os exames, em um por um, e nenhum tem nenhum tipo de problema.

Atraso na obra do vôlei de praia

Pronta ia ficar, a preocupação maior era outra. Sou garoto de Copacabana, na época não tinha surfe, era tábua, a gente descia onda de tábua. Todo agosto tinha ressaca. Já peguei ressaca de parar na rua. Preocupação é se vier ressaca da brava se poderia afetar as bases da nossa arena. Inicialmente queriam fazer de concreto. Falei: 'não precisa, o Leme se defende'. De fato, teve a ressaca e não fomos afetados. A preocupação era essa.

Ausência da Sérvia, atual campeã da Liga Mundial, na Olimpíada

Olimpíada é o lugar dos melhores. Para chegar a dizer que você é melhor, começa qualificação três anos antes. Se você no segundo ano fica pelo caminho, depois aparece com outro time sensacional, é a regra do jogo. É exatamente o que aconteceu com a Sérvia. Time estava muito mal, não conseguia jogar, tanto masculino como feminino. Feminino ainda escapou porque foi campeão europeu. Esse time que está aí já deveria estar na Olimpíada desde Londres porque era um time juvenil sensacional. Agora, a Sérvia ter ganhado a Liga Mundial, foi surpresa para todo mundo. Linguajar esportivo, time encaixou naquele momento. Não posso tirar um para colocar um que jogou bem em um torneio.

Topo