! 10 coisas para você saber sobre o Dia 6 dos Jogos Olímpicos do Rio - 12/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

10 coisas para você saber sobre o Dia 6 dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

O Dia 6 dos Jogos Olímpicos do Rio foi de história para Michael Phelps e mais ainda para Mayra Aguiar. Nas piscinas, o norte-americano se tornou o primeiro nadador tetracampeão olímpico da história. Já no tatame, a brasileira se tornou a única judoca do país a conquistar duas medalhas olímpicas, em Londres-2012 e agora no Rio-2016.

 

O dia ainda contou com derrotas no basquete e no vôlei, além de um susto envolvendo a ginasta Jade Barbosa.

Mayra faz história no judô

Danilo Verpa/NOPP
imagem: Danilo Verpa/NOPP

O dia foi de emoções mistas para Mayra Aguiar. Primeiro, a decepção e a raiva dominaram a judoca após a eliminação na semifinal da categoria até 78 kg, em derrota para a francesa Audrey Tcheumeo por dois shidos, em combate no qual a brasileira quase não conseguiu atacar. A carga negativa se transformou em combustível para Mayra buscar a medalha de bronze contra a cubana Yalennis Castillo. Ela se tornou a primeira judoca feminina do Brasil a conquistar duas medalhas olímpicas, repetindo o bronze de Londres-2012.

As dores de Jade

Harry How/Getty Images
imagem: Harry How/Getty Images

Jade Barbosa era uma das esperanças do Brasil na final feminina individual geral da ginástica. Na segunda rotação, porém, errou uma acrobacia no solo, sentiu uma lesão no tornozelo e precisou deixar a prova em uma cadeira de rodas. A ginasta passou por exames que constataram que a lesão não é grave – suficiente, entretanto, para tirá-la dos Jogos Olímpicos, já que ela não compete mais no Rio de Janeiro.

O adeus do Brasil no basquete feminino

André Durão/Nopp
imagem: André Durão/Nopp

Com uma prata e um bronze no currículo, a seleção feminina de basquete manteve sua sina recente e foi eliminada na primeira fase de uma Olimpíada pela terceira vez seguida. Desta vez, em casa, doeu mais. A derrota por 74 a 64 para a França foi a quarta consecutiva na Rio-2016 e acabou com as chances do time comandado por Antônio Carlos Barbosa. Após a partida, a ala Iziane chegou a chorar e se disse "cansada de perder". Dia triste para o basquete do Brasil.

Susto no basquete masculino

UOL
imagem: UOL

Uma suspeita de bomba na Arena Carioca 1 fez com que o duelo entre Espanha e Nigéria no basquete masculino começasse com as arquibancadas totalmente vazias. Uma mochila abandonada em uma das entradas do ginásio causou o problema, mas o objeto foi detonado sem maiores consequências. Após o jogo, que teve vitória espanhola por 96 a 87, jogadores dos dois times disseram que ficaram muito assustados com o barulho da explosão causada pela detonação da bolsa.

A primeira medalha de Fiji

Phil Noble/Reuters
imagem: Phil Noble/Reuters

Com uma seleção formada por jogadores que dividem seu tempo com empregos como cortador de cana, carcereiro e carregador de malas em hotéis de luxo, Fiji fez história no rúgbi. A equipe das ilhas do Pacífico atropelou o Reino Unido na decisão por 43 a 7 e conquistou a primeira medalha olímpica da história do país - e foi de ouro. A campanha dos fijianos foi tão empolgante que ganhou até a torcida brasileira na arena do rúgbi em Deodoro.

Phelps faz mais história; E natação tem empate incomum

Al Bello/Getty Images
imagem: Al Bello/Getty Images

O dia na natação foi de consagração para Phelps e uma surpresa nos 100m livre feminino. Na final dos 200m medley, o norte-americano conquistou a medalha de ouro e se tornou o primeiro nadador tetracampeão olímpico da história. Mais tarde, Simone Manuel (Estados Unidos) e Penny Oleksiak (Canadá) empataram em 52s70, novo recorde olímpico, e dividiram a medalha de ouro.

Tropeço no vôlei

REUTERS/Yves Herman
imagem: REUTERS/Yves Herman

Diante do primeiro oponente de elite no vôlei masculino, o Brasil não passou no teste. A seleção de Bernardinho foi derrotada por 3 a 1 para os Estados Unidos e conheceu sua primeira derrota nos Jogos Olímpicos, em partida que contou com uma atuação espetacular dos americanos, principalmente no saque. O revés não complica o Brasil no Grupo A, mas liga o sinal de alerta para o próximo jogo, diante da líder Itália, que venceu suas três partidas até aqui.

Bellucci despacha o favorito

Kevin Lamarque/Reuters
imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Em uma partida que não era favorito, Thomaz Bellucci superou David Goffin, número 13 do mundo, e se classificou para as quartas de final do tênis masculino. Na próxima fase, o brasileiro terá pela frente mais um jogo complicado: o espanhol Rafael Nadal.

O fim da má fase no vôlei de praia

Paul Gilham/Getty Images
imagem: Paul Gilham/Getty Images

Depois de duas derrotas consecutivas, a dupla formada por Pedro Solberg e Evandro conseguiram espantar a má fase na fase de grupos do vôlei de praia. Os brasileiros venceram Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, da Letônia, e se classificaram para as oitavas de final na segunda colocação.

O motivo de o lutador de Tonga ter se “besuntado”

Matt Slocum/AP
imagem: Matt Slocum/AP

Seis dias depois de chamar atenção na abertura dos Jogos Olímpicos por carregar a bandeira de Tonga com um traje típico do país e coberto de óleo, Pita Nikolas Taufatofua, do taekwondo, explicou o motivo de ter “besuntado” o corpo. “Faz parte da nossa cultura besuntar o corpo com óleo quando formos usar o uniforme tradicional”, explicou.

Topo