Relatos das provas

Teliana e Melo derrubam favoritos e avançam nas duplas mistas na Rio-2016

Cristiano Andujar/AGIF
Marcelo Melo e Teliana Pereira comemoram ponto contra dupla francesa imagem: Cristiano Andujar/AGIF

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Marcelo Melo e Teliana Pereira derrubaram dois especialistas em duplas nesta quinta-feira (11), pelo torneio de duplas mistas da Rio-2016. Mais agressivos e com estratégia certeira, venceram os franceses Caroline Garcia e Nicolas Mahut por 2 sets a 0 com dois tie-breaks: 7-6 (7/4) e 7-6 (7/1).

A vitória é importantíssima para dar confiança à dupla Teliana/Melo, pois Garcia é a terceira do ranking de duplas da WTA, e Mahut, o primeiro da ATP. Garantida nas quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a dupla brasileira enfrenta os vencedores do duelo entre Mattek-Sands/Sock (EUA) e Konta/Jamie Murray (GBR).

A dupla brasileira não treinou em quadra nenhuma vez antes da partida desta quinta-feira. Por isso mesmo, o resultado por muito comemorado por ambos.

"Jogar com o Marcelo é uma honra. Foi a primeira vez que joguei dupla mista. É um momento único. Incrível, cheio de coisas novas", disse Teliana. "Estou mandando o (Ivan) Dodig embora e agora vou jogar com a Teliana. Colocamos um boné e um short nela e vamos lá", brincou Melo, ameaçando substituir seu parceiro de circuito da ATP nas duplas masculinas.

Ainda sem saber quem enfrentarão, os brasileiros querem tentar acertar detalhes a tempo para prolongar a experiência - e, quem sabe, brigar por medalhas.

"Temos que continuar nesse clima, sem pensar na vitória. Aproveitar o máximo", disse Teliana. "A gente conversou bastante sobre o jogo, botando a Teliana um pouquinho a par sobre duplas mistas. E executamos algumas coisas na quadra", concordou Melo.

Dupla joga sem medo de arriscar

O primeiro set, muito equilibrado, mostrou Melo e Teliana jogando soltos, sem a pressão de enfrentar uma dupla duríssima. Melo jogou os games finais a um passo da rede, tirando o ângulo da dupla francesa e apostando na pressão para encurtar os pontos. Melo e Teliana chegaram a desperdiçar um set point, mas foram bem mais agressivos no tie-break para fechar em 7-6 (7/3).

Quebra e agressividade marcam vitória

Pressionada pela desvantagem, a dupla francesa começou a errar demais. A iniciativa brasileira de atacar a rede deixou Garcia e Mahut com pouca amplitude para trocar bolas. Em certo ponto, Garcia perdeu confiança, errou bolas simples e por isso virou o alvo principal dos ataques tanto de Melo quanto de Teliana.

Teliana faz ‘trabalho sujo’ para Melo definir

Teliana Pereira correu de um lado para o outro durante a maior parte do jogo, deixando a rede para Marcelo Melo decidir os pontos. A tenista se mostrou confiante, acertou saques importantes e chegou inclusive a trocar bolas com Mahut. Melo atuou na definição com voleios curtos e mortais, muitas vezes atuando a menos de um metro da rede para tirar o ângulo das devoluções adversárias.

‘Vingança’ de Teliana sobre francesa

A tenista brasileira foi eliminada do torneio de simples exatamente por Caroline Garcia (32ª do ranking da WTA) na semana passada. Desta vez, nos poucos duelos individuais que fizeram, Teliana Pereira caprichou nos saques e complicou a devolução da francesa. Garcia também ficou ansiosa principalmente após o primeiro set, o que fez Melo procurar sobrecarregá-la a cada ataque.

Semifinais das duplas masculinas

O tênis olímpico esteve movimentado nesta quinta-feira (11) com as semifinais das duplas masculinas e femininas. Entre os homens, Marc Lopez e Rafael Nadal (ESP) bateram Daniel Nestor e Vasek Pospisil (CAN) para chegar à grande decisão. Eles disputam a medalha de ouro nesta sexta-feira contra os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, que tiraram a dupla Johnson/Sock (EUA). Antes, os romenos haviam eliminado também os brasileiros Melo e Soares.

A eliminação nas duplas masculinas, para Marcelo, teve até um reflexo positivo nas duplas mistas. "Foi bom não ter jogado ontem. Ficamos muito chateados (com a derrota). Viemos com uma expectativa muito alta. A gente vinha jogando muito bem - antes e durante os Jogos. Infelizmente não deu. Fiquei muito comovido", avaliou.

Topo