Infraestrutura

Comitê põe à venda de novo 12 mil ingressos apreendidos com cambistas

Tasso Marcelo/AFP

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Rio-2016 confirmou que colocará à venda 12 mil ingressos da Olimpíada que foram apreendidos com cambistas. O número é muito superior ao total obtido com a operação policial em torno de um esquema de empresas revendedoras de bilhetes, que tinha pego 1 mil bilhetes.

Além das atuações físicas, foram feito um rastreamento na internet em sites que estava vendendo ingresso olímpicos. "Sempre que identificamos os ingressos, e cancelamos pelo número sem ter que pegar o ingresso. Aí botamos de novo à venda", explicou o responsável pelos ingressos do Rio-2016, Donovan Ferreti

A informação é de que a maioria dos ingressos estava entre os cedidos aos comitês olímpicos nacionais. Ou seja, cada país recebe bilhetes e depois os repassa para agências oficiais de revenda. Só que essas entradas foram parar na mão de cambistas.

"É uma política de cada comitê olímpico. Eles dão exclusividade de venda para algumas agências", contou Ferreti. Ele não soube identificar quais países tiveram mais ingressos apreendidos. São 30% das entradas que são destinadas ao exterior, uma parte para patrocinadores e outra para comitês olímpicos.

Esse é um problema recorrente nos Jogos Olímpicos. Em Londres-2012, houve escândalo similar quando boa parte dos bilhetes destinado aos comitês olímpicos foi parar nas mãos de cambistas. O COI (Comitê Olímpico Internacional) tinha prometido que a questão seria resolvida para o Rio, o que não ocorreu.

Outro local onde foram apreendidos bilhetes foi em sites de relação pessoal como o Facebook. Só ali foram identificados 1.200 entradas em um grupo de 28 pessoas que está sob investigação da polícia. As polícias federal e civil estão atuando neste caso, em forças-tarefas que já têm dois anos.

Os organizadores ainda lidam com reembolsos de bilhetes para torcedores que não puderam entrar em competições por causa das filas. Isso será feito automaticamente por meio de seus meios financeiros. Espectadores que compraram para jogos de tênis na quarta-feira não puderam assistir aos jogos remarcados: o valor foi imediatamente devolvido.

Topo