! Neymar deixa estádio mancando e afirma: "não estamos de brincadeira" - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Futebol

Neymar deixa estádio mancando e afirma: "não estamos de brincadeira"

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em Salvador

O capitão da seleção masculina de futebol, Neymar, falou pela primeira vez à imprensa desde o dia 4 de agosto. Após a goleada por 4 a 0 sobre a Dinamarca nesta quarta-feira (10), em Salvador, o atacante admitiu que se abalou com as críticas sofridas depois dos dois empates sem gols contra África do Sul e Iraque nas duas primeiras rodadas dos Jogos Olímpicos.

Neymar estava mancando bastante em razão de uma pancada no tornozelo direito sofrida na partida, mas evitou comentários a respeito. De acordo com o treinador Rogério Micale, ele ainda será reavaliado, mas não deve ser problema para o jogo de sábado com a Colômbia. 

"Chateado a gente fica sim, principalmente quando não é uma crítica construtiva, e sim maldosa. Realmente eu fiquei muito chateado. Mas a gente sabe que faz parte, então eu peço aqui que nos apoiem, que se for para criticar, que seja construtivo", declarou, na zona mista da Fonte Nova.

O jogador também citou a judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro na Rio-2016, como exemplo de como o atleta pode ir "do céu ao inferno" rapidamente. Nos Jogos de Londres-2012, Rafaela ficou sem medalha e foi ofendida em redes sociais, inclusive com frases racistas.

"Acabou de acontecer uma coisa assim com a lutadora de judô, a Rafaela Silva, que na Olimpíada passada perdeu e foi muito criticada. Falaram que ela era uma vergonha, hoje ela deu a volta por cima e saiu como heroína. Nós atletas sabemos que vivemos nesse mundo, em que você vai do céu ao inferno", disse Neymar.

O camisa 10 do Brasil - que ainda não marcou gol na Olimpíada, mas teve ótima atuação na vitória sobre a Dinamarca - terminou dizendo que procurou apoio na família e nos companheiros de seleção durante os últimos dias, em que ele manteve o silêncio e não deu declarações.

"Tem que ter calma, sempre junto da nossa família. No momento difícil, são eles que aguentam nosso choro, nossa tristeza. Só tenho a agradecer à minha família e ao grupo inteiro. É o que nos fortalece e o que nos faz crescer", acrescentou.

Na análise do jogo, Neymar viu um time mais consciente em campo. "Estamos felizes pela partida de hoje. Empenho não faltou nas últimas partidas. Nos dedicamos ao máximo, e infelizmente o resultado não veio. Hoje nos empenhamos também da mesma forma, mas tivemos mais paciência com a bola e mais tranquilidade para o passe certo. Conseguimos construir o resultado, conseguimos os gols. As outras partidas não tínhamos conseguido fazer", comentou.

Ao ser questionado se a seleção brasileira faria mais gols a partir dessa noite em Salvador, Neymar preferiu não fazer promessas. "Queremos o gol desde o começo, mas às vezes o gol não sai, o resultado não vem e isso faz parte do futebol. Hoje saiu e estamos felizes. Nossa mentalidade tem que continuar igual", disse. 

 

Topo