Esperança de medalha, Bruno Fratus avança à semifinal dos 50 m livre

Guilherme Costa
Do UOL, no Rio de Janeiro

Esperança de medalha para o Brasil na natação, Bruno Fratus estreou nesta quinta-feira (11) na Rio-2016, em classificatória dos 50 m livre, e assegurou vaga na semifinal da prova. Ítalo Duarte, seu compatriota, também seguiu adiante. 

Fratus nadou para 21s93 e fez o 10º tempo entre todos os competidores, terceiro de sua bateria. O atleta foi medalhista de bronze no último mundial e 4º lugar na Olimpíada de Londres. Ítalo marcou 21s96 e foi o 13º no geral. 

"Sei que são 13h [a prova aconteceu neste horário], mas por causa da aclimatação é como se fosse de manhã para a gente. Me senti um pouco preso, ainda, mas o importante é que eu passei", avaliou Bruno, na saída da piscina. 

Ítalo admitiu que se emocionou com o apoio do público no Estádio Aquático, e analisou que ainda pode melhorar o desempenho. "Foi demais. Quando o Bruno e eu chegamos à borda da piscina, a torcida inteira gritou. O olho cheio de lágrima, pele arrepiada. Tenho certeza que o Brasil todo empurrou a gente para passar à semi". 

O principal rival de Fratus na disputa é o francês Florent Manaudoud, atual campeão olímpico e mundial da distância, que também avançou. Ele fez 21s72. O melhor tempo foi do ucraniano Andrii Govorov (21s49). A semi será às 22h. 

A prova dos 50 m livre, nobre na natação, é a única que já rendeu ouro ao Brasil em toda a história dos Jogos. Cesar Cielo, em Pequim-2008, subiu no lugar mais alto do pódio. Os recordes mundial e olímpico, aliás, ainda são de Cielo: 20s91 e 21s30, respectivamente.