Após 2 vitórias e medalha garantida, Nadal abandona chave de duplas mistas

Maurício Stycer
Do UOL, no Rio de Janeiro
TOBY MELVILLE/REUTERS
Rafael Nadal joga contra o francês Gilles Simon

O espanhol Rafael Nadal decidiu abandonar a chave de duplas mistas do tênis na Olimpíada do Rio. Ele jogaria ao lado de Garbine Muguruza. Seria a terceira partida da maratona de Nadal na quinta-feira olímpica, mas o espanhol, que era dúvida antes da competição por problemas no punho, resolveu se preservar para as outras duas disputas em que está envolvido.

Mais cedo, o quinto melhor do mundo na categoria simples passou pelo primeiro obstáculo e derrotou por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3, o francês Gilles Simon, no Centro Olímpico de Tênis. A partida foi válida pela terceira rodada e, com o resultado, o espanhol avançou para as quartas de final de simples para enfrentar o brasileiro Thomaz Bellucci.

Depois, na chave de duplas masculinas, ele e Marc López ganharam dos canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil por 7/6 e 7/6. Assim, Nadal já garantiu pelo menos uma medalha na Rio-2016.

Ele e López enfrentarão na final os romenos Florin Mergea e Horia Tecau, que derrotaram os norte-americanos Steve Johnson e Jack Sock por 6/3 e 7/5. Os romenos foram os algozes do brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares no torneio.

Nadal nunca havia conquistado uma medalha olímpica em duplas. Em simples, ele foi ouro nos jogos de Pequim-2008. Para chegar à semifinal de simples no Rio, ele terá de passar por Bellucci, a quem venceu nas cinco vezes que se enfrentaram. Bellucci nunca venceu um set sequer contra o espanhol.

Equilíbrio marca primeiro set

Clive Brunskill/Getty Images

O primeiro set do jogo de Nadal contra o francês Simon, cabeça de chave número 15, teve uma surpresa no início. Os tenistas confirmaram seus dois primeiros respectivos serviços e, depois, Simon quebrou o saque de Nadal de zero, virando a partida para 2 games a 1. O espanhol respondeu e, num contra-ataque, empatou.

Sem dar chances para o adversário, Nadal quebrou mais um serviço e conseguiu uma boa vantagem no primeiro set: 4/2. O francês descontou com a quarta quebra do confronto e, depois, confirmou o saque, deixando tudo igual.

Simon pecou no serviço, mas manteve a partida equilibrada. Empatado em 6/6, o jogo foi para o tie-break, que manteve o mesmo caráter de disputa. Nadal conseguiu fechar com 7/6. 

Muda o panorama

Ao contrário do primeiro set, a segunda etapa não começou equilibrada. O espanhol despontou e, com duas quebras e duas confirmações, abriu vantagem: 4/0.

Gilles Simon conseguiu descontar e diminuiu a vantagem: 5 a 1. Logo em seguida, o francês confirmou o saque e chegou aos 5 a 2.

Com a vantagem do serviço, Nadal teve dificuldades e o adversário quebrou mais uma: 5/3. Com mais uma chance para garantir a vitória, Nadal devolveu a quebra de saque e venceu por 6/3.

Nadal não esperava chegar tão longe

"Eu ganhei, isso é que é importante. Estou nas quartas de final, o que é uma notícia muito boa. Alguns dias atrás eu não imaginava estar nesta posição, mas tenho o desejo e a energia para dar o meu melhor em cada momento, e isso é o que eu estou fazendo", disse Nadal em declarações à TV oficial dos Jogos.

Lugares vazios

TOBY MELVILLE/REUTERS

O jogo entre Nadal e Simon começaria às 12h, mas foi antecipado para às 11h. Talvez a mudança de horários tenha confundido a torcida, que deixou as arquibancadas vazias no início e foi chegando aos poucos.

Del Potro avança

Juan Martin Del Potro, algoz de Novak Djokovic, avançou para as quartas de final do torneio de tênis dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O tenista argentino derrotou o japonês Daniel Taro por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/1 e 6/2. 

Agora, Del Potro enfrenta o espanhol Roberto Bautista Agut, que fez 6/4 e 7/6 em Gilles Muller, de Luxemburgo. Quem vencer o duelo entre Del Potro e Bautista Agut pegará Nadal ou Bellucci em uma das semifinais.

Os outros duelos de quartas de final colocarão frente a frente o britânico Andy Murray, número 2 do mundo, contra o norte-americano Steve Johnson, e o francês Gael Monfils contra o japonês Kei Nishikori.

Chave feminina

Entre as mulheres, a alemã Angelique Kerber, cabeça número 2, passou pela britânica Johanna Konta por fáceis 6/1 e 6/2. Em uma das semifinais, Kerber enfrentará a norte-americana Madison Keys, a quem venceu em quatro das cinco vezes que jogaram pelo circuito WTA.

A outra semifinal será disputada entre a tcheca Petra Kvitova e a portorriquenha Monica Puig, uma das surpresas do torneio.