Mireya e Virna deixam Brasil x Cuba de lado e confraternizam em Copacabana

Gustavo Franceschini
Do UOL, no Rio de Janeiro
Gustavo Franceschini/UOL
Mireya Luis e Virna, rivais do vôlei nos anos 1990, se encontram na praia de Copacabana

A cena das seleções de Brasil e Cuba discutindo em quadra na semifinal da Olimpíada de 1996 é uma das mais marcantes para o histórico olímpico do país. Vinte anos depois, não espera aquela animosidade de novo. Amigas e hoje comentaristas de TV na Rio-2016, Mireya Luis e Virna, ícones daqueles times, defendem que a amizade entre as partes superou qualquer rivalidade. E provam isso. Nesta quinta, as duas aproveitaram a proximidade momentânea para almoçarem juntas em Copacabana.

A cena, flagrada pelo UOL Esporte, começou com a cubana deixando a arena do vôlei de praia com o celular em punho. “Onde você está? Não estou te vendo”. Com um pequeno auxílio ela encontrou Virna em um quiosque vizinho à arena, com uma água de coco em punho. Por alguns minutos, as duas riram, bateram papo com amigos, tiraram fotos com uma fã e saíram para o almoço.

“Não tem isso de rivalidade não. Isso ficou nos anos 1990. O esporte é amizade”, diz Mireya Luis, com um sorriso no rosto. “A gente sempre se falou, nos demos bem. Ela veio para cá há dois anos”, conta Virna. E a ocasião da visita era especial. “Ela sempre falou para mim que gostava de samba, então levei ela na Sapucaí”, completa Virna.

Hoje, as duas dividem a profissão nas Olimpíadas. Mireya Luis está no Brasil para comentar os Jogos com o Fox Sports, enquanto Virna está na bancada da Band. “Nós sentamos praticamente uma do lado da outra todos os dias”, conta a brasileira.

Por isso, têm aproveitado a ocasião para colocar a amizade em dia. Já saíram para jantar e foram a um restaurante logo após o breve encontro com a reportagem. “Deixa eu pedir um táxi para a gente aqui”, disse Virna. “Que táxi, menina, estou chamando o chofer. Ele leva a gente lá”, completou Mireya. “Chofer? Que chique. Então vamos de chofer”, emendou a brasileira, bem-humorada, antes de sair.