! Mayra Aguiar confirma favoritismo e já está nas semifinais do judô - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Mayra Aguiar confirma favoritismo e já está nas semifinais do judô

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Uma das favoritas ao ouro na categoria até 78 kg do judô, a brasileira Mayra Aguiar já está nas semifinais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após uma estreia arrasadora resolvida em 42 segundos, a judoca derrotou a alemã Luise Malzahn, atual quinta colocada do ranking mundial, graças a um shido por falta de combatividade aplicado contra a rival a um minuto do fim e está a uma vitória de sua segunda medalha olímpica.

Após a punição à adversária, Mayra não correu mais riscos, conseguiu neutralizar as tentativas da alemã e ficou com a vitória na Arena Carioca 2. Bronze em Londres-2012, ela irá encarar a francesa Audrey Tcheumeo na semifinal e, mesmo que perca, disputará o bronze na repescagem. A programação da repescagem e das semifinais começa às 15h30 (de Brasília).

Grande rival de Mayra, a atual campeã olímpica Kayla Harrison também venceu suas duas lutas - e ainda não ficou os quatro minutos regulamentares no tatame. Ela conseguiu duas imobilizações, a primeira sobre a chinesa Zhehui Zhang, em 42 segundos, e a segunda sobre a húngara Abigel Joo, em 2min04s. A judoca encara na outra semifinal a russa Anamari Velensek.

Estreia arrasadora 

Danilo Verpa/NOPP
Mayra encaixa golpe vitorioso imagem: Danilo Verpa/NOPP

Na estreia contra a australiana Miranda Giambelli, Mayra conseguiu o triunfo mais rápido de uma atleta brasileira no judô até o momento. Antes dela, a luta mais rápida de um brasileiro na Rio-2016 era de Rafaela Silva, campeã dos leves (57kg), na primeira rodada, ao vencer a alemã Myriam Roper em 45 segundos.

Mayra não deu espaço para a rival sequer respirar. Logo nos primeiros segundos ela aplicou um golpe marcado como wazari e já encaixou uma imobilização que a levou à vitória pela contagem máxima (ippon).

Retrospecto

Campeã mundial em 2014, Mayra Aguiar chegou aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como uma das favoritas a medalhas. Ela conseguiu o bronze em Londres-2012, mas vive a expectativa de uma campanha ainda melhor em casa.

A equipe de judô do Brasil iniciou as disputas no Rio de Janeiro cercada de expectativa, mas em cinco dias tem até agora apenas a medalha de ouro conquistada por Rafaela Silva. Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Tiago Camilo Sarah Menezes, Érika Miranda, Mariana Silva e Maria Portela se despediram sem pódio. Nesta quinta-feira, Rafael Buzacarini também ficou sem medalhas ao cair nas oitavas de final.

Quando o COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez o planejamento para que o país chegasse ao top-10 do quadro de medalhas, pensou em cinco medalhas vindas dos tatames. Porém, não será possível igualar a projeção. Os pesados Rafael Silva e Maria Suelen Altheman fecham a participação brasileira na sexta-feira.

Topo