Infraestrutura

Em resposta a ataque, Bope apreende drogas em operação no Complexo da Maré

Vinícius Segalla/UOL
Bope apreendeu drogas durante incursão no Complexo da Maré imagem: Vinícius Segalla/UOL

Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Bope (Batalhão de Operações Especiais), divisão de elite da Polícia Militar do Rio, apreendeu, nesta quinta-feira (11), papelotes de cocaína, pedras de crack e trouxinhas de maconha em uma operação no Complexo da Maré, na zona norte da cidade. A ação ocorreu em resposta ao ataque contra policiais da Força Nacional de Segurança, na quarta (10), em um acesso a uma das comunidades da região. A droga apreendida ainda não foi contabilizada.

Durante a incursão, os homens do Bope encontraram ainda uma arma de brinquedo e munição. O material foi encaminhado para a delegacia de Bonsucesso (21ª DP). Não houve prisões, de acordo com os militares que permanecem no local. Para entrar nas comunidades da Maré, os PMs utilizaram dois veículos blindados. Todo o material apreendido teria sido encontrado em uma casa que não tinha ninguém dentro quando os policiais chegaram.

Participaram da ação pelo menos 60 policiais do Bope e do BPChoque (Batalhão de Choque). Moradores afirmaram à reportagem do UOL Esporte que, no interior das favelas, ainda há circulação de homens fardados. Testemunhas relatam que os tiroteios estão ocorrendo com regularidade desde a última madrugada, por volta das 2h. Já um policial do Bope que participou da operação afirmou que "houve muito pouca resistência" à entrada da polícia na favela.

Um morador que não quis se identificar afirmou que policiais que participaram da operação teriam danificado carros e motocicletas que pertencem a residentes da Maré, e que uma proprietária de um dos veículos se dirigiu a um distrito policial para prestar queixa pelo dano. A Polícia Militar não confirma a informação. Por volta das 15h30 desta quinta, os homens e veículos do Bope e do BPChoque deixaram a entrada da favela da Vila João, nas margens da avenida Brasil.

Vinícius Segalla/UOL
Policiais da divisão de elite da PM utilizam caveirão durante ação na Maré imagem: Vinícius Segalla/UOL

Topo