Olimpíadas 2016

Brasil bate campeões e esportes coletivos viram esperança para 2ª semana

Laszlo Balogh/Reuters
Goleiro da seleção brasileira masculina de pólo aquático durante partida contra a Sérvia imagem: Laszlo Balogh/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

Basquete, handebol e polo aquático brasileiros têm algo de positivo e em comum: conquistaram resultados expressivos nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos do Rio. As três modalidades já venceram seleções campeãs do mundo ou medalhistas olímpicos e deixam a torcida com esperança para mais vitórias na segunda semana de competições, que começa no próximo sábado (13).

As seleções masculina de polo aquático e feminina de handebol venceram, pelas fases de grupo, equipes que foram campeãs do mundo no ano passado: Sérvia e Noruega, respectivamente. Além delas, a seleção masculina de basquete passou pela Espanha, vice-campeã olímpica em Londres-2012 e Pequim-2008 e última equipe a conquistar um título mundial antes da atual hegemonia do "Dream Team" norte-americano.

Com alguns resultados nestes primeiros dias de disputa que ficaram aquém do esperado em modalidades individuais, como no judô, na natação e no tênis, os esportes coletivos podem virar a salvação do Brasil na tentativa de atingir a meta de estar no top 10 no número total de medalhas, nestes Jogos Olímpicos. Além das três seleções citadas acima, a expectativa da delegação brasileira é subir ao pódio também em outros esportes coletivos como vôlei, futebol e vôlei de praia.

Polo aquático masculino: vitória sobre a Sérvia e 100%

Laszlo Balogh/Reuters
imagem: Laszlo Balogh/Reuters

O resultado mais surpreendente aconteceu nesta quarta (10). A seleção masculina de polo aquático venceu a Sérvia por 6 a 5 em vitória que entra para a história como o maior feito do Brasil em uma disputa olímpica nesta modalidade. Além de derrotarem os atuais campeões da Liga Mundial, o resultado assegurou a vaga para as quartas de final.

O polo aquático do Brasil não é conhecido em sua história pelos bons resultados, mas nos últimos anos cresceu, conquistando um bronze na Liga Mundial de 2015. Agora na Rio-2016, começou com uma ótima campanha. A seleção é líder do grupo A com 6 pontos, sendo a única equipe que venceu seus três jogos. As disputas das quartas começam dia 16. Antes disto, o Brasil enfrenta a Grécia, vice-líder da chave, na sexta (12), para confirmar se encerrará a primeira fase em 1º do grupo.

Se terminar em primeiro, o Brasil tem a vantagem de enfrentar o adversário mais fraco, teoricamente do grupo B, nas quartas. Atualmente, Estados Unidos e Montenegro disputam o quarto lugar da chave e pegariam a seleção brasileira caso a primeira fase terminasse hoje. Se os brasileiros perderem para a Grécia e ficarem em 2º, encaram o 3º melhor da chave B.

Handebol ganhou da Noruega em sua estreia

Franck Fife/AFP
imagem: Franck Fife/AFP

Campeãs do mundo de 2013 e vistas como boa candidatas ao pódio, as meninas do handebol escolheram um grupo considerado mais difícil para iniciar os Jogos Olímpicos e estrearam justamente contra a Noruega, campeã mundial de 2015 e bicampeã olímpica. Venceram e depois ainda passaram pela Romênia. Apesar da derrota para a Espanha nesta quarta (10), o caminho da primeira fase leva a adversários mais “fáceis” no mata-mata.

Passar em primeiro no grupo A significa pegar França ou Coreia do Sul nas quartas de final, forças intermediarias no cenário internacional. Para garantir o primeiro lugar, é importante que a seleção vença Angola e Montenegro, últimos duelos da etapa inicial.

Basquete masculino derruba a Espanha

Andrej Isakovic/AFP Photo
imagem: Andrej Isakovic/AFP Photo

O Brasil teve uma vitória que surpreendeu no basquete masculino. A Espanha era vista como favorita na partida, é candidata forte a chegar à final olímpica, mas caiu para os brasileiros. Apesar de vencer os campeões mundiais de 2006, a classificação pelo grupo B ainda precisa ser garantida contra Croácia, Argentina e Nigéria. Passar em quarto significa pegar os EUA logo de cara.

Para evitar a eliminação, é importante garantir a segunda ou a terceira colocação da chave. Ainda assim, o caminho é complicado. Do outro lado da chave estarão França ou Austrália, provavelmente, o que significa jogos difíceis em qualquer caso.

Com alguns resultados decepcionantes em modalidades individuais, como judô, natação e tênis, os esportes coletivos mostram que tem chance de impulsionar o Brasil a atingir a meta de estar no top 10 no número total de medalhas nestes Jogos Olímpicos.

Topo