! Com volta de Thaisa, Brasil bate Japão e se garante nas quartas de final - 10/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Com volta de Thaisa, Brasil bate Japão e se garante nas quartas de final

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu nesta quarta-feira sua vaga para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Jogando no Ginásio do Maracanãzinho pela terceira rodada do Grupo A, o time do técnico José Roberto Guimarães derrotou o Japão por 3 sets a 0 (parciais de 25/18, 25/17 e 25/22) e assegurou sua presença na próxima fase da Olimpíada.

Com a vitória brasileira, três vagas da chave na próxima fase foram definidas: Rússia, Brasil e Coreia do Sul. As duas primeiras colocadas têm três vitórias em três jogos. A última vaga do grupo ainda está indefinida. Já no outro grupo, Holanda, Sérvia, EUA e China estão classificadas. Os confrontos da próxima fase, entretanto, ainda não foram definidos.

A partida marcou a volta da central Thaísa, que havia sido poupada por precaução nos dois primeiros jogos do Brasil na Rio-2016 (vitórias por 3 sets a 0 sobre Camarões e Argentina). A camisa 6 se recuperava de uma lesão na panturrilha anterior à competição no Rio de Janeiro.

Classificada, a seleção volta a entrar em quadra na sexta-feira (12) pela quarta rodada do Grupo A. Às 22h35, mede forças com a Coreia do Sul; antes disso, às 20h30, o Japão encara a Rússia.

Lucas Lima/UOL
Brasil volta a entrar em quadra na sexta-feira para enfrentar a Coreia do Sul imagem: Lucas Lima/UOL

Léia, destaque na defesa

Se o Brasil passou com facilidade pelas japonesas, deve muito à atuação da líbero Léia. A camisa 19 se destacou na defesa e na recepção, neutralizando os ataques das adversárias e entregando a bola sem sustos para a criação de jogadas das companheiras.

Saída de rede: vitória, apesar das falhas

"Diante das nipônicas, a seleção apresentou duas grandes falhas que incomodaram: recepção hesitante e precisão deficiente na armação das jogadas. Natália e Fernanda Garay ainda estão com dificuldades acima do normal na hora de receber o saque, o que tem gerado pontos para os adversários", analisa o blog Saída de Rede.

Complicou contra a Coreia do Sul?

O técnico José Roberto Guimarães espera dificuldades diante das sul-coreanas na próxima rodada. “Acho que foi ótimo (contra o Japão). Gostei do desempenho do time. Agora é aquela velha situação, temos que pensar na Coreia”, alertou, em entrevista ao canal de TV por assinatura SporTV.

Bloqueio garante Brasil no 1º set

A seleção japonesa até tentou dar trabalho no começo do primeiro set, mas não resistiu à eficiência do bloquei brasileiro – foi justamente em um bloqueio duplo de Sheilla e Fabiana que o Brasil fechou a parcial em 25/18. O lance redimiu a camisa 13, que errou dois saques ao pisar na linha.

Lucas Lima/UOL
Sheilla (13) e Juciely (2) bloqueiam ataque do Japão no primeiro set imagem: Lucas Lima/UOL

No 2º set, Thaísa estreia

Se o bloqueio foi o ponto-chave do primeiro set, o fundamento que decidiu o segundo foi o levantamento - destaque para a distribuição de Dani Lins. Poupada até então, Thaísa entrou em quadra no fim do set, para a festa da torcida presente no Maracanãzinho. Dominante, a seleção fechou com facilidade em 25/17.

Distração quase complicou no último set

A terceira parcial poderia ter sido mais tranquila, mas as donas da casa diminuíram o ritmo, se distraíram e permitiram que as nipônicas crescessem no jogo e empatassem em 18/18. José Roberto Guimarães então apostou na saída de Fê Garay para a entrada de Jaqueline. A troca surtiu efeito e o time da casa fechou a parcial em 25/22 - justamente em um ataque de Thaísa.

Topo