Baladas e celebridades

Paparazzi veem Rio-16 pior que Copa e apostam em tops para agitar cobertura

Agnews
Gisele Bündchen numa das aparições pelo Rio durante passagem pelos jogos: só evento imagem: Agnews

Juliana Alencar

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os Jogos do Rio ainda não deslancharam para parte da imprensa que cobre a festa além dos limites das arenas olímpicas. Com poucas celebridades na cidade e com atletas focados nas competições, os paparazzi têm tido dificuldades para produzir material sobre festas e noitadas capital carioca.

Até agora, só conseguiram flagrar com sucesso as tops Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima, além do ator britânico Eddie Redmayne (de "A Teoria de Tudo"). Na segunda, o ator norte-americano Matthew McConaughey também chegou ao país ao lado da mulher, a modelo brasileira Camila Alves.

Assim, sem muitas figuras internacionais, sobra foto de eventos de patrocinadores e faltam registros de personalidades curtindo a noite ou a praia do Rio no período olímpico.

Denilson Silva, diz que sua agência, a AgNews, tem se preocupado em produzir menos trabalho de paparazzo para cobrir os eventos sociais promovidos pelas casas dos países e festas de apoiadores dos jogos. De flagra, só a chegada de Bündchen ao país, além de uma visita ao Museu do Amanhã.

A modelo, que participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas, também esteve no Rio para cumprir um compromisso profissional com uma das empresas patrocinadoras da Rio-2016. Ambrósio e Adriana Lima cumprem agenda no país pelo canal norte-americano NBC.

"A cobertura está começando agora. Estamos focando em festas. Por enquanto, temos mais personalidades do cenário nacional", avalia Silva, que prefere ter um discurso otimista. "Tem muito evento programado, vamos esperar". 

Marcello Sá Barreto já prefere adotar um tom mais realista sobre o resultado para a Rio-2016. Ele acredita que as notícias sobre a crise no Rio, o medo de terrorismo e até o receio de contagio pelo vírus da zika tenha afugentado não só as celebridades, mas a família dos atletas famosos que disputam os jogos.

Na Copa, por exemplo, mulheres de jogadores de seleções que estavam concentrados no Rio circulavam pela cidade. Fanny Negesha, ex-namorada do italiano Mario Balotelli, foi fotografada em momentos românticos com o atacante numa praia na região de Mangaratiba, onde a Itália esteve sediada. 

Até agora, a agência que Barreto atua, que tem parceria com a agência internacional IKM, conseguiu oferecer apenas as modelos brasileiras, além do apresentador da NBC Ryan Seacrest, mais conhecido no país pelo "American Idol".  "Está  tudo muito fraco, sobretudo se comparado com a Copa do Mundo", diz Sá Barreto, que diz ser consenso entre a classe que o evento esportivo será pior que o de 2014 para o trabalho dos fotógrafos. 

Ele também acredita que o fato de os atletas estarem isolados na Vila Olímpica, longe do agito da cidade, também evita que sejam fotografados. "Deve haver, claro, os que saem para noite. Mas eles passam despercebidos já que a grande maioria não é famosa", argumenta. 

O paparazzo Sandro Cardozo, que produz e negocia suas fotos para jornais como o "Extra", conta que ainda não conseguiu nenhum material com apelo. "Está fraco, mas vamos torcer para que melhore", diz.

Enquanto isso não ocorre, os fotógrafos continuam colados nas modelos. Ambrósio está hospedada no Copacabana Palace, local obrigatório para a ronda dos fotógrafos. Para Reginaldo Teixeira, que presta serviço para uma das promoters mais requisitadas da cidade, Carol Sampaio, o segredo deles é ter boas fontes. "Ninguém vai deixar de circular por causa de fotógrafo", ensina.  

Topo