Natação

Joanna se desculpa com transexuais após tweets antigos serem resgatados

Michael Sohn/AP Photo
Joanna Maranhão pediu desculpa após mensagens antigas serem encontradas em sua conta em uma rede social imagem: Michael Sohn/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

A nadadora Joanna Maranhão, que reclamou publicamente após receber uma enxurrada de críticas e ofensas nas redes sociais, pediu desculpa nesta quarta-feira (10) após postagens suas repercutirem negativamente na internet.

Usuários encontraram nas redes sociais da atleta mensagens ofensivas contra mulheres e transexuais e confrontaram a postura da nadadora. Em textos postados há cinco anos, a atleta fez comentário desrespeitoso sobre a Ariadna, ex-participante do reality show “Big Brother Brasil” que é transgênero, afirmando que ela precisaria “nascer de novo” para se assemelhar a uma mulher. Além disso, foram encontrados posts se referindo a mulheres como “vagabundas”.

“Mais uma que vai trancar a conta e falar que quem escreveu não foi ela... E se foi, ela mudou ou se redescobriu”, afirmou um usuário, em clara ironia após as reclamações de Joanna. Não demorou até que a nadadora se posicionasse por meio de um vídeo postado em uma rede social.

“Eu entendi o quanto que uma brincadeira na internet pode magoar as pessoas. O pessoal foi atrás de uns tuítes antigos meus, em que eu fiz umas... Quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa homofóbica, pelo contrário, eu luto contra isso. Mas tem um tuíte meu antigo que falo que "Ariadna não vai ser mulher nunca". Mas a verdade é que nem todo mundo me conhece, né? Então abre, sim, precedente, e sem querer posso ter magoado muitos transexuais que passam por situações difíceis”, declarou Joanna.

Ainda segundo a atleta, como as pessoas não a conhecem, elas pegam suas declarações e colocam “fora do contexto”, criando uma imagem que não reproduz a realidade.

“Uma coisa sou eu brincar dentro da minha casa com meu irmão e com minha mãe. Quando meu irmão fica doente eu falo assim "ah, ficou doente, porque é viado, se fosse hétero não ficava doente". Outra bastante diferente é eu ir no Twitter falar isso. E aí as pessoas obviamente pegam, botam fora de contexto, e parece mesmo que sou uma pessoa homofóbica. Então eu quero pedir perdão a todo mundo da comunidade LGBT pela brincadeira que eu fiz no Twitter há um tempo atrás (sic). Eu faço brincadeira o tempo todo, mas acho que essa foi uma brincadeira pesada”, salientou.

Ainda segundo a nadadora, a ideia de mover um processo contra os internautas que inundaram sua página com críticas e xingamentos segue em pé. Joanna explicou que, conforme dito por sua advogada, as pessoas estão buscando coisas antigas para poderem descaracterizar as reclamações feitas após as criticas postadas em sua página. Contudo, a atleta disse que não se sentirá inibida pelo ocorrido e continuará brigando por justiça.

“Eu expliquei a ela sobre o Twitter, que estão pegando as coisas do Twitter e descontextualizando, e ela explicou que isso é completamente normal. É um modus operandi dessas pessoas que cometem crime na internet. Estou me sentindo muito melhor depois dessa conversa, porque sei que vai ser uma luta grande agora para investigar, até porque foram muitas pessoas, vários crimes foram cometidos”, ressaltou Joanna.

Topo