Olimpíadas 2016

Exército: suspeito de bala perdida foi preso e Deodoro está fora de perigo

Rob Carr/Getty Images
Bala perdida encontrada em sala de imprensa do Centro Olímpico de Hipismo no último sábado (6) imagem: Rob Carr/Getty Images

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O general Luiz Eduardo Ramos, responsável pela segurança do complexo de Deodoro no Rio de Janeiro, afirmou que as pessoas que trabalham no Centro Olímpico de Hipismo estão fora de perigo após duas balas perdidas terem sido encontradas no local - uma no último sábado (6) e outra nesta quarta-feira (10). Segundo ele, a Polícia Militar prendeu um homem com um rifle que é suspeito de ter feito pelo menos um dos disparos.

A suspeita é que a segunda bala tenha sido atirada durante uma operação na comunidade Minha Deusa para prender o suposto autor do primeiro disparo. Os dois projéteis têm o mesmo calibre (.556). "A operação da PM foi a 2 mil metros [2 km] daqui. Este homem foi apreendido com um rifle de calibre idêntico ao da bala encontrada no sábado", disse o general.

"É uma munição ponto 556. Não foi um tiro direto, [a bala] estava intacta, veio sem força, em uma trajetória descendente. O de sábado não posso falar nada, mas hoje a gente pode fazer uma ilação de que, como estava havendo operação hoje de manhã e houve troca de tiros, e é um local próximo, se algum tiro foi lá no alto, uma dessas balas pode ter chegado sem força aqui", continuou.

Ramos, que é comandante da 1ª divisão do Exército, também afirmou que o Centro Olímpico de Hipismo não foi o alvo dos dois tiros em nenhum momento. Os dois episódios foram mesmo casos de balas perdidas.

"Não há risco de vocês serem atingidos aqui, isso está fora de questão. Não há possibilidade de serem atingidos por balas. Não era um tiro direto, era como uma pequena pedra que veio do céu. Se você atirar, a bala faz uma parábola e vem sem velocidade. Ninguém tem um alvo aqui", disse.

O diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, Mário Andrada, também falou sobre o caso. "Por causa da bala de sábado, a PM nos disse que haveria uma operação [hoje], que nós sabíamos que iria acontecer. Eles tinham a ideia de que [a bala veio de] uma comunidade aqui perto. A PM prendeu um homem com um rifle no mesmo horário desta operação".

Topo