Cansado, Phelps vê "missão cumprida" quatro anos após frustração em Londres

Guilherme Costa
Do UOL, no Rio de Janeiro

“Eu estou tão cansado que nem estou vendo direito”. É dessa maneira que Michael Phelps encerrou o quarto dia de natação dos Jogos Olímpicos do Rio. Após conquistar mais duas medalhas de ouro (200m borboleta e revezamento 4x200m livre), o norte-americano vê sua passagem pela cidade carioca como “missão cumprida”.

“Ver que isso está chegando ao fim é estranho, é louco. Falei para o Bob (Bowman, técnico de Phelps) quando decidi voltar o quanto eu queria aqueles 200m borboleta. Agora a missão está cumprida”, afirmou Phelps.

Em Londres-2012, a prova dos 200m borboleta foi a de maior frustração para o norte-americano. Em um duelo acirrado com Chad Le Clos, Phelps acabou perdendo a medalha de ouro para o sul-africano e ficando com a prata.

“Era uma prova que eu queria muito, e algumas coisas que aconteceram me levaram até o fim. Eu achei que errei a contagem de uma respiração e que isso tinha me custado a prova, mas no fim isso acabou me ajudando a vencer”, continuou Phelps, se referindo ao duelo desta terça-feira.

No confronto no Rio, Phelps dominou boa parte da prova e apenas nos metros finais chegou a ser pressionado pelo japonês Masato Sakai. Chad Le Clos, dessa vez, foi apenas o quarto colocado.