! Brasil bate a Sérvia e alcança sua vitória mais expressiva no polo aquático - 10/08/2016 - UOL Olimpíadas

Polo Aquático

Brasil bate a Sérvia e alcança sua vitória mais expressiva no polo aquático

Bruno Doro e Adriano Wilkson

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de polo aquático conquistou nesta quarta-feira a maior vitória de sua história. Na esverdeada piscina do Maria Lenk, o Brasil bateu a Sérvia, atual campeã da Liga Mundial da modalidade, por 6 a 5. O triunfo veio com um pênalti a 40 segundos do apito final. 

Com o resultado, o Brasil manteve os 100% de aproveitamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e assegurou a classificação à próxima fase. A seleção chegou à partida contra a Sérvia embalada por vitórias contra Austrália e Japão. 
 
Reconhecida como potência do polo aquático, a Sérvia chegou ao duelo precisando da vitória, já que havia empatado diante de Hungria e Grécia, e se complicou no grupo A ao cair diante do Brasil. 
 
LASZLO BALOGH/REUTERS
imagem: LASZLO BALOGH/REUTERS
 

Torcida brasileira carrega o time

A torcida teve papel importante na virada brasileira. Desde o começo do jogo, torcedores se comportaram como se estivesse no Maracanã, inclusive importando cânticos típicos do futebol e os adaptando à competição olímpica.

Eles vaiaram quando os sérvios tinham a bola e pressionaram o juiz quando discordaram de sua marcação. Alguns, praticantes de polo, vieram ao Maria Lenk de toca com proteção de ouvido. Outros estavam fantasiados com perucas, chapelões e de Chapolin Colorado.

Sérvia sai na frente, mas Brasil reage

A Sérvia já começou dando trabalho ao goleiro Soro, que já iniciou o duelo fazendo uma boa intervenção. Girando bem a bola, a Sérvia não precisou de muito tempo para abrir 2 a 0, com gols de Filipovic e Randelovic. 
 
No segundo quarto, o Brasil cresceu de produção e diminuiu com Vrlic, croata naturalizado brasileiro. O gol animou o time da casa, que se organizou e passou a pressionar mais a Sérvia. 
 
Sergei Grits/AP
imagem: Sergei Grits/AP

Goleiro brilha e conduz Brasil à virada

No terceiro período, a Sérvia arriscou uma série de chutes, mas Soro, inspirado, defendeu tudo que ia na direção de seu gol. 
 
Sólido na defesa, o Brasil chegou à virada em gols de Bernardo Gomes e Vrlic, outro destaque da equipe. A Sérvia endureceu e fez mais dois gols. A 40 segundos do fim, Grummy, de pênalti, fez a torcida explodir no Maria Lenk e decretou a vitória. 
 

Croata faz bonito no ataque

Enquanto Soro fechava o gol, quem roubou a cena no ataque foi Josip Vrlic. O gigante de 1,96m e 120 quilos dominou o setor contra os sérvios e marcou dois gols. 
 

Coração dividido 

Nascido na Sérvia e naturalizado brasileiro, o goleiro Slobodan Soro experimentou a sensação de rever a seleção de seu país, pela qual foi campeão mundial em 2009 e atuou até 2012. Ele passou a defender o Fluminense em 2013 e recebeu o convite para integrar o projeto de medalha olímpica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 
 

Topo