! Alison joga com "um pé" só, brasileiros vencem Itália e avançam na praia - 10/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vôlei de praia

Alison joga com "um pé" só, brasileiros vencem Itália e avançam na praia

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Derrotados na partida anterior pelos austríacos Doppler e Horst, a dupla brasileira Alison e Bruno Schmidt deu a volta por cima, passou pelos italianos Ranghieri e Carambula por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16, e assegurou a classificação às oitavas de final da Olimpíada. A vitória, entretanto, veio com sofrimento, já que Alison atuou mancando desde a primeira metade do primeiro set. 

Os brasileiros agora somam duas vitórias e uma derrota em três jogos no grupo A. O regulamento prevê que todos os primeiros e segundos colocados das seis chaves passam para as semifinais. Os dois melhores terceiros colocados também avançam.

Alison formou dupla com Emanuel, que hoje está aposentado, na Olimpíada de Londres, em 2012, e ficou com a medalha de prata.

Alison sente o tornozelo, mas dá a volta por cima

 RUBEN SPRICH/REUTERS
imagem: RUBEN SPRICH/REUTERS

O sol e o calor não deram as caras em Copacabana nesta quarta-feira à tarde. Brasileiros e italianos entraram em quadra sob uma garoa fina, que fez com que os torcedores se protegessem com capas de chuva e agasalhos nas arquibancadas. Logo nos primeiros minutos, a chuva apertou. A arena do vôlei de praia recebeu um bom público apenas no decorrer do primeiro set.

Com a partida empatada em 8/8, Alison sentiu o tornozelo direito ao tentar um bloqueio, deitou na areia e pediu tempo médico, gerando apreensão entre os torcedores.

O atleta voltou para a quadra mancando bastante e passou a ser alvo da maioria das jogadas dos italianos. Apesar do incômodo no tornozelo de Alison, a dupla brasileira manteve o foco e soube reverter a vantagem construída pelos adversários.

Os italianos abriram 19/17, mas perderam quatro pontos consecutivos e viram os brasileiros levarem a primeira parcial. 

Boa atuação de Bruno confirma a vitória

Diferentemente do primeiro set, equilibrado desde o início, a segunda parcial foi dominada pelos brasileiros. Embora Alison não estivesse 100% fisicamente e continuasse sentindo muito o tornozelo, a dupla da casa abriu uma vantagem confortável no placar graças à boa atuação de Bruno, que sacou com firmeza e mostrou solidez nas recepções de saque e na hora de defender. 
 
A cada bloqueio bem-sucedido de Alison, os torcedores iam à loucura na arquibancada. Os últimos pontos foram disputados, com ralis interessantes, mas os brasileiros continuaram superiores e fecharam o set em 21/16. 

Topo