Relatos das provas

Alemanha volta ao palco do 7 a 1, emplaca 10 a 0 em Fiji e vai às quartas

MARIANA BAZO / REUTERS
Seleção da Alemanha comemora gol sobre Fiji em goleada na Olimpíada imagem: MARIANA BAZO / REUTERS

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção da Alemanha goleou a das Ilhas Fiji no Mineirão, nesta quarta-feira (10). Isso te lembra alguma coisa? Sim, os germânicos voltaram ao palco do 7 a 1 e mostraram que se sentem mesmo em casa por lá. Desta vez, emplacaram vitória com placar ainda mais elástico, um 10 a 0, pela terceira e última rodada da fase de grupos da Olimpíada.

Com o resultado, a Alemanha se classificou às quartas de final da Rio-2016, no segundo lugar do Grupo C. Na próxima fase, enfrentará Portugal, líder da chave D, no Mané Garrincha, em Brasília. Deu mole: se tivesse terminado na ponta do grupo, jogaria no Mineirão, contra Honduras. 

Fiji se despediu dos Jogos com zero ponto, 23 gols sofridos e apenas um marcado. Os alemães, nas rodadas inaugurais, empataram duas vezes: 2 a 2 com o México e 3 a 3 com a Coreia do Sul, ambos os jogos na Fonte Nova. A Coreia ficou na ponta da chave e o México foi eliminado. 

Gnabry abriu o placar aos 7 minutos do primeiro tempo, e aos 14 Petersen aumentou. Dos 30 aos 45, diria Felipão, Fiji sofreu seu "apagão": foram quatro gols, um de Meyer, outros dois de Petersen e mais um de Gnabry.

E eles vieram de novo, com a mesma intensidade, na segunda metade. Meyer, aos 3 e aos 8 minutos, marcou o sétimo e o oitavo. O mesmo Meyer perdeu pênalti aos 12. Em outro tiro da marca da cal, Petersen guardou o nono. E Petersen, de cabeça, fechou a conta de cabeça.

É isso mesmo, Petersen assinou seu nome em cinco gols na partida. No 7 a 1, Schürlle e Kross dividiram a artilharia da partida com dois tentos cada. Fiji não teve o seu Oscar e terminou o confronto com o placar zerado.

O 10 a 0, contudo, não é a maior goleada olímpica. Em 1908, a Dinamarca venceu a França por 17 a 1. Por outra, é a primeira vez que ocorre uma vitória com placar de dois dígitos para um lado só desde 1964, quando a República Árabe Unida (atual Egito) bateu a Coreia do Sul por 10 a 0.

Topo