! Serena perde, e Rio vê mais uma estrela número 1 fora da Olimpíada - 09/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Serena perde, e Rio vê mais uma estrela número 1 fora da Olimpíada

José Ricardo Leite

do UOL, no Rio de Janeiro

A Olimpíada do Rio de Janeiro definitivamente não sorriu aos melhores tenistas da atualidade. Depois de ver Novak Djokovic ser eliminado logo na estreia, foi a vez de Serena Williams, atual número um no ranking feminino, dar adeus aos Jogos. Nesta terça-feira, no Centro Olímpico de Tênis, a ucraniana Elina Svitolina venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, e avançou às quartas de final da competição.

Atual campeã olímpica, Serena, assim como Djoko, também já havia sido eliminada nas duplas, quando, ao lado da irmã Venus, foi derrotada no último domingo pelas tchecas Lucie Safarova e Barbora Strycova, também por 2 sets a 0.

"É incrível, um momento superespecial, um dos maiores da minha vida. Parecia não real vencê-la, é uma campeã olímpica. Mas procurei controlar a emoção, para que não tomasse conta de mim, e pensar apenas em vencer o jogo", disse Svitolina.

"Nunca vi ela jogar tanto assim na vida", foram as únicas palavras de Serena ao deixar a quadra.

KEVIN LAMARQUE/Reuters
Svitolina surpreendeu Serena Williams nesta terça imagem: KEVIN LAMARQUE/Reuters

Com a vitória, Svitolina, número 20 do ranking mundial, agora enfrenta a tcheca Petra Kvitova. E o favoritismo da competição cai no colo da alemã Angelique Kerber, segunda melhor do mundo, que encara a britânica Johanna Konta (número 13).

No último e decisivo set, Serena teve seu saque quebrado logo no início, deixando a ucraniana abrir 3 a 1. No entanto, a americana conseguiu devolver a quebra e deu sinais de que voltaria para a partida. O que ela, nem Svitolina, imaginava, é que erros seguidos nos saques acabariam com suas esperanças. Com três duplas-faltas seguidas no sétimo game, ela proporcionou outra quebra, deixando a rival com a faca e o queijo na mão.

Na sequência, Svitolina só precisou confirmar seu serviço - fazendo 5 a 4 -, e quebrar mais uma vez Serena para garantir sua vaga às quartas de final do torneio.

Topo