Relatos das provas

Robson Conceição nocauteia e garante vaga nas quartas de final da Rio-2016

Yuri Cortez/AFP Photo
Robson Conceição encurrala Anvar Yunusov durante luta na Rio-2016 imagem: Yuri Cortez/AFP Photo

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

O baiano Robson Conceição estreou com pé direito nesta terça-feira (09) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta não teve dificuldade para superar o tadjique Anvar Yunusov e garantiu sua primeira vitória no torneio. Após estrear apenas na segunda rodada, o atleta, que ocupa a quinta colocação no ranking da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA, na sigla) entre os pesos-leves (até 60 quilos), demonstrou toda sua qualidade e não deu chances para o rival, que não retornou à luta no segundo assalto. A organização do torneio considerou vitória do brasileiro por nocaute técnico. 

Após participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012, mas ser eliminado na primeira luta, o brasileiro entrou disposto a conquistar sua primeira medalha na competição. Considerado uma das principais esperanças de medalha para o Brasil, Robson precisou de apenas três minutos para confirmar seu favoritismo. Agora, o atleta quer seguir os passos de outra campeã olímpica.

"Com certeza estou me inspirando na Rafaela (Silva, judoca que venceu a medalha de ouro na última segunda-feira). Quero seguir o exemplo dela, porque ela é de uma família humilde como eu, veio de baixo como eu e batalhou muito para conseguir o que conseguiu”, revelou o atleta.

Na luta anterior, quando superou o chinês Jun Shan, Yunusov sentiu dores no punho da mão direita, que acabaram atrapalhando sua continuidade no torneio, já que o atleta precisou passar praticamente todo o tempo lutando apenas com o braço esquerdo. O problema foi identificado pela equipe técnica do brasileiro, que buscou formas de capitalizar a desvantagem do rival. 

Pressionando Yunusov desde o início da luta, Robson controlou o centro do ringue e conectou golpes contundentes na região do tronco, que foram minando a resistência do adversário. Após o fim do primeiro round, o atleta do Tadjiquistão desistiu do embate, garantindo a primeira vitória para o brasileiro. 

“O adversário de hoje era experiente, já tinha participado de olimpíada, e é bom. Trabalhei muito duro nos últimos anos e todo sofrimento foi recompensando essa vitória de hoje”, salientou o atleta.

Nas quartas de final, que acontece na próxima sexta-feira (12), às 12h45 (de Brasília), o adversário de Conceição será Hurshid Tojibaev. O atleta do Uzbequistão já enfrentou o brasileiro em outras duas oportunidades, sendo que venceu em uma delas e terminou derrotado em outra.

“O próximo adversário me venceu na Liga Profissional da AIBA, eu o venci na final do evento teste no Rio. Agora vai ser o desempate”, explicou Conceição.

E se a confiança do atleta está em alta, existe uma pessoa diretamente responsável por isso: o treinador de boxe Luiz Carlos Dórea, ex-treinador de Popó e mestre de estrelas do MMA como Junior "Cigano" dos Santos e os irmãos Nogueira.

“Pro meu ego, pro meu vigor físico, pra minha vontade, trabalhar com ele é diferente, ajuda bastante”, comemorou o atleta.

Desde 2012, quando perdeu na estreia para um atleta da casa em Londres, Robson evoluiu como atleta e conquistou alguns dos principais torneios da modalidade. Em 2013, o atleta conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano disputado na Costa Rica e ficou com a prata no Mundial do Cazaquistão. Já em 2014, o atleta ganhou a medalha de ouro no Sul-Americano de boxe e ficou com o bronze no Mundial do Qatar. 

Topo