Em duelo parelho, Ledecky supera sueca e conquista o ouro nos 200m livre
Guilherme CostaDo UOL, no Rio de Janeiro
Katie Ledecky confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro nos 200m livre, nesta terça-feira (9), no Estádio Aquático da Barra da Tijuca. Campeã mundial da prova, a norte-americana superou a sueca Sarah Sjostrom, que havia anotado um tempo melhor pela manhã – ela acabou conquistando a prata.
“Significa muito (a vitória). Foi uma prova muito difícil, e ganhar uma medalha numa prova assim é demais. É uma prova muito estressante para mim porque você não pode errar. Isso só valoriza a vitória”, afirmou Ledecky após a prova.
O duelo entre Ledecky e Sjostrom foi parelho até o fim. Nos metros decisivos, no entanto, a norte-americana se destacou e garantiu a medalha de ouro com o tempo de 1min53s73. A sueca terminou a prova em 1min54s08. A medalha de bronze ficou com a australiana Emma Mckeon, que nadou para 1min54s92.
"Sempre é difícil competir com Ledecky. Ela é a rainha do nado livre, e é preciso estar 100% para ter alguma chance. Ela é muito técnica. É única", afirmou Sarah Sjostrom.
Campeã olímpica nos Jogos de Londres, em 2012, Federica Pellegrini terminou na quarta colocação, com o tempo de 1min55s18.
Essa é a terceira medalha conquistada por Ledecky na Rio-2016. Antes dos 200m livre, ela havia levado o ouro nos 400m livre e a prata no revezamento 4x100m livre.