Relatos das provas

Mariana Silva cai para campeã mundial e disputará o bronze na Rio-2016

Toru Hanai/Reuters
Mariana Silva na disputa de semifinal do judô na Olimpíada do Rio imagem: Toru Hanai/Reuters

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Mariana Silva chegou a sua primeira semifinal olímpica na carreira derrotando gigantes. No Rio de Janeiro, ela passou por favoritas, incluindo uma que nunca tinha vencido na carreira, a campeã mundial Yarley Grebi, nas quartas de final. No caminho da final, a brasileira teve outra adversária de peso, Tina Trstenjak, mas caiu por imobilização, que virou um ippon. 

Agora Mariana vai brigar pelo bronze contra a holandesa, Anicka vam Emden, duas vezes medalhista de bronze em mundiais.

Na luta da semifinal, Mariana enfrentou Tina Trstenjak, atual líder do ranking mundial. Aos 25 anos, ela é campeã mundial em 2015 e europeia em 2016. O currículo e a força da eslovena no tatame pesaram contra a brasileira desta vez. 

Tina Trstenjak dominou Mariana durante todo o combate. Ela não parou de atacar a brasileira nem um minuto. Faltando 2min58s para acabar a luta, a rival conseguiu um yuko, deixando a situação de Mariana ainda mais complicada. 

Tomando todas as atitudes da luta, a eslovena derrubou novamente Mariana no final da luta e, desta vez, conseguiu imobilizar a brasileira, o que caracterizou o ippon. 

Esta é a segunda participação de Mariana Silva em Olimpíadas. Em Londres-2012, ela foi derrotada na estreia pela chinesa Lili Xu. A judoca brasileira ficou com o bronze no Pan-Americano de Toronto e atualmente ocupa a 15ª colocação do ranking de sua categoria.

O caminho até a semifinal

Veja como foi a vitória de Mariana contra a israelense Yarden Gerbi

Na estreia na Rio-2016, Mariana Silva derrotou a húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi com um estrangulamento, que fez a rival desistir com três tapas em suas costas, caracterizando o ippon.

Nas oitavas, venceu a alemã Martina Trajdos pela primeira vez em oito confrontos. A brasileira ainda teve a israelense campeã mundial Yaden Gerbi em seu caminho e se credenciou para a final no golden score. 

Topo