Relatos das provas

Marcelo Chierighini se recupera no fim e vai à final dos 100m

Dominic Ebenbichler/Reuters
Marcelo Chierighini comemora vaga na final dos 100m livre imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em uma prova cheia de altos e baixos, Marcelo Chierighini conseguiu se classificar para a final dos 100m livre. Nesta terça-feira (9), no Estádio Aquático da Barra da Tijuca, o brasileiro nadou para 48s23 e avançou com o oitavo melhor tempo.

Ao cair na piscina na segunda bateria, Chierighini teve um início empolgante, virando os primeiros 50m na primeira colocação. Na volta, acabou perdendo fôlego e ficando para trás. Com uma reação nos metros finais, o brasileiro bateu na quinta colocação de sua bateria, e o oitavo melhor tempo geral.

O resultado levantou o público presente no estádio. Na saída da água, Marcelo empolgou a torcida e soltou grito de “vamos!”. O tempo mais rápido foi do norte-americano Nathan Adrian, que havia avançado para a semifinal com a pior marca.

“O que estava planejado era passar forte, mas 22s5 foi até abaixo do que eu esperava. O tempo ainda não foi o que eu queria. Nadei um pouco melhor abrindo o revezamento, mas hoje [terça-feira] não era sobre tempo. O importante em Olimpíada é conseguir avançar fase a fase”, afirmou Chierighini.

Para sonhar com medalha, o brasileiro não tem dúvidas: precisará nadar mais rápido. "Tenho de nadar mais rápido. Não tenho dúvida disso. Sempre achei que para medalha era 47s8 ou 47s7, mas eu estou na final. Agora é bater na frente".

Além da final dos 100m livre, Chierighini ainda é esperado para nadar no revezamento 4x100m medley com o Brasil. A prova acontecerá na próxima sexta-feira (12).

Topo