Futebol

Luis Enrique não assiste a Olimpíada, mas defende Neymar de críticas

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Luis Enrique defendeu Neymar (foto) das críticas imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Do UOL, em São Paulo

O técnico do Barcelona não se importa com a série de críticas que Neymar tem recebido na Rio-2016. Luis Enrique admitiu que não está assistindo as partidas do Brasil nos Jogos. Mesmo assim, defendeu Neymar das críticas que o jogador recebeu por seu comportamento após dois empates por 0 a 0, contra a África do Sul e o Iraque.

“O futebol é um esporte coletivo e as críticas e elogios devem ser para todos, mas as pessoas tendem a individualizar”, disse o técnico em entrevista coletiva antes do Troféu Joan Gamper, jogo que abre oficialmente a temporada da equipe e acontece nesta quarta-feira, contra a Sampdoria.

Luis Enrique também citou o meia Rafinha Alcântara, outro jogador do Barcelona que faz parte da equipe brasileira nos Jogos. “Tanto Neymar como Rafa têm personalidade e espírito. Desejo sorte para eles. Eles ainda podem passar [de fase]”.

Liderança de Neymar na seleção é questionada

A dificuldade do comando da CBF e da comissão técnica em enquadrar Neymar no grupo da seleção brasileira tornou ainda pior o clima interno após os empates sem gols contra a África do Sul, na quinta-feira passada, e diante do Iraque, no domingo. A situação do Brasil no torneio é delicada, e exige uma reviravolta imediata. 

À reportagem, membros da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos se queixaram da postura de Neymar como líder da equipe, principalmente pelo que pode se chamar de carta branca concedida a ele. Os questionamentos no vestiário são pela falta de pulso dos comandantes em relação ao comportamento do capitão e ao fato de que, no Barcelona, sua postura normalmente é outra.

O próprio grupo de atletas, motivado pelos resultados ruins e pelo clima difícil, tem representantes que já não mostram a mesma confiança no trabalho do treinador Rogério Micale. Bastante ativo à beira do gramado na estreia, ele se resguardou no banco de reservas ao longo de boa parte do jogo com o Iraque.

Topo