! Judoca que levou 1º ouro de Kosovo pode ser punida por não fazer antidoping - 09/08/2016 - UOL Olimpíadas

Judô

Judoca que levou 1º ouro de Kosovo pode ser punida por não fazer antidoping

Do UOL, em São Paulo

Majlinda Kelmendi, primeira atleta do Kosovo a conquistar uma medalha de ouro olímpica, corre risco de ser proibida de competir na França. A judoca se recusou a realizar um exame antidoping fora do período de competição. A possível punição, porém, vale apenas dentro da França.

Tanto a Federação Internacional de Judô (IFJ, na sigla em inglês) como o treinador de Majlinda confirmaram que a atleta, de 25 anos, não realizou um teste antidoping durante seu período de treinamento em Saint Cyprien.

“O teste seria feito em junho, na França. O procedimento foi contestado pelo atleta e por seu técnico, e parece questionável ao nível da IFJ”, informou a entidade em comunicado oficial. A IFJ destacou que qualquer sanção a ser aplicada terá validade apenas dentro do território francês.

Agron Kuka, treinador de Majlinda, explicou o que houve. “Estávamos treinando na França quando uma pessoa veio e pediu para fazer o exame antidoping. Como ela não tinha qualquer autorização da Wada [a associação mundial antidopagem], foi o fim da história. Não sei por que deram tanta repercussão a isso. Não tem sentido”, disse.

 

Topo