Natação

Etíope nada quase 10 segundos mais lento que rivais e é ovacionado no Rio

Dominic Ebenbichler/Reuters
Robel Kiros Habte, nadador da Etiópia imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Etíope Robel Kiros Habte foi a primeira grande atração do quarto dia da natação na Rio-2016. Na prova classificatória dos 100 m livre, o atleta nadou quase dez segundos mais lento do que seus parceiros de bateria. Foi eliminado, é claro, mas saiu da piscina ovacionado pelo público presente no Estádio Aquático. 

"Sou o único nadador profissional da Etiópia. Somos um país de corrida - as pessoas crescem e só pensam em correr. Temos outros nadadores, mas apenas eu sou profissional. Gosto da natação, mas o que eu queria era ser diferente", contou o nadador.

Habte caiu na água pela primeira bateria, com um dominicano e um marfinense. Os três, na primeira bateria, não tinham qualquer chance. O líder da série foi o Johnny Perez Urena, o dominicano, com tempo de 51s50. O segundo colocado, Amani Danho, fez 52s78. O etíope passou da marca do minuto: 1m0495. 

"Não foi meu tempo hoje. Faço 59s, mas nadei 1min04 hoje. Não sei dizer por quê. Mas é uma edição de Jogos Olímpicos, é grande, e eu estou muito feliz", disse o nadador ao sair da piscina. "Acho que a Olimpíada é o sonho de todos os atletas. É assim para mim. Eu treinei em Milão há dois ou três anos. Competi muito por lá, e isso ajuda a explicar a evolução". 

Sua prova lembrou muito o caso acontecido com Eric Moussambani, nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Na época, o nadador de Guiné Equatorial teve dificuldades ainda maiores para completar sua classificatória dos 100m nado livre e terminou a prova em 1m52s72 e sua imagem entrou para a história do espirito olímpico.

"Sou profissional há quatro anos, mas na verdade não dá para ter uma vida confortável na Etiópia como nadador. Trabalho como treinador, e é assim que pago minhas contas", completou.

Habte tem 24 anos e chegou à Rio-2016 por meio de convite feito pela Federação Internacional de Natação (Fina). Assim, o seu nome não apareceu nem mesmo na lista de partida com o seu tempo de classificação. 

Topo