Relatos das provas

Murray passa por argentino, e tênis tem nova provocação nas arquibancadas

REUTERS/Kevin Lamarque

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Na quadra central do Centro Olímpico de Tênis, Andy Murray chegou a ser exigido em alguns momentos nesta terça-feira (9), mas foi dominante no duelo com o argentino Juan Monaco e venceu tranquilamente por 2 sets a 0 (6-3 e 6-1). Atual campeão olímpico, o britânico avança à terceira fase do torneio de simples dos Jogos do Rio de Janeiro.

Após a eliminação de Novak Djokovic, o número 2 do mundo avança como o melhor rankeado na Rio-2016. O britânico agora aguarda o duelo entre Benoit Paire (FRA) e Fabio Fognini (ITA) para conhecer o adversário da terceira rodada, que será disputada nesta quarta-feira (10). Eliminado precocemente do torneio de duplas, Murray tem nos simples sua última chance de subir ao pódio nestes Jogos.

Provocação na arquibancada

Nas pausas entre games e no intervalo entre o primeiro e o segundo set, espectadores argentinos e brasileiros voltaram a se provocar. Um grito de “Vai, Corinthians” foi o pretexto para o início de uma vaia, que evoluiu para uma troca de xingamentos – como em jogo de futebol.

Espalhados pela quadra central, havia uma dezena de bandeiras e faixas da Argentina, além de bandeiras de vários clubes brasileiros, do Corinthians ao Flamengo passando pelo Ceará.

Na segunda-feira, a partida entre o argentino Juan Martin Del Potro e o português João Sousa, disputada nesta mesma quadra, foi interrompida depois que um brasileiro e um argentino brigaram, aos socos, na plateia. Ambos foram retirados por militares das forças de segurança.

Murray controla ímpeto do argentino

AP Photo/Charles Krupa
imagem: AP Photo/Charles Krupa

O britânico começou o jogo confirmando seu saque, quebrou o do argentino e em seguida abriu três games de vantagem. Parecia ser um set tranquilo, mas Monaco reagiu e passou a exigir bastante do campeão olímpico. Com pontos longos, o 107º do mundo chegou a devolver a quebra, mas abusou da agressividade e não conseguiu confirmar seu saque. De volta ao controle do set, Murray trocou bolas até fechar em 6-3.

Longe de repetir a atuação do primeiro set, Juan Monaco errou muito no segundo e só acordou quando era tarde demais para incomodar Andy Murray. O britânico abriu 4-0 e a partir daí foi pouco incomodado nas trocas de bola. O argentino não reencontrou a estratégia para equilibrar o confronto e perdeu em apenas 69 minutos.

Murray se surpreende com queda de Djoko

A eliminação do sérvio Djokovic aumenta o favoritismo de Andy Murray na Rio-2016. "Foi uma surpresa, obviamente. Mas Del Potro é um grande jogador quando está em forma. Ele não estava tão em forma nos últimos tempos e, infelizmente para Novak, ele apareceu jogando muito bem. Isso pode acontecer em um torneio neste formato, com 64 jogadores", constata o britânico, comentando a queda precoce do número 1 do mundo.

Com boas chances de medalha, Murray ainda pode ter o condicionamento físico a seu favor quando os torneios afunilarem, pois já foi eliminado nas duplas e já avisou qua não disputa as mistas.

"O plano sempre foi que Jamie jogaria. É isso. Ele é muito mais experiente do que eu em duplas. Acho que eles têm uma boa chance de medalha", comenta Andy, torcendo pela dupla formada por seu irmão e Johanna Konta. "Também seria puxado para mim. É difícil jogar aqui. Estou jogando todo dia no circuito profissional", lembra, referindo-se ao curto tempo de descanso nos Jogos Olímpicos.

Topo