Relatos das provas

Favoritos, Alison e Schmidt perdem e decidirão o futuro na última rodada

AFP PHOTO / Yasuyoshi Chiba
Bruno e Alison em ação pela segunda rodada do vôlei de praia na Rio-2016 imagem: AFP PHOTO / Yasuyoshi Chiba

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A dupla brasileira Alison Cerutti e Bruno Schmidt, do vôlei de praia, perdeu para os austríacos Clemans Doppler e Alexander Horst, nesta segunda-feira (08), na arena de Copacabana, pela segunda rodada do torneio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A derrota por 2 sets a 1 (parciais de 23-21, 21-16 e 15-13) é a primeira dos brasileiros na competição – na estreia, haviam vencido os canadenses. Eles são favoritos ao ouro e atuais campeões do mundo - Bruno ainda foi eleito o melhor jogador de 2015 -, mas agora terão de decidir o futuro no torneio na próxima e última rodada, contra os italianos Carambula e Ranghieri, às 15h30 de quarta-feira (10). 

“Nosso time não funcionou defensivamente e errou viradas de bola", avaliou Alison "Mamute" após a partida. "Defensivamente temos melhor bloqueio e a melhor defesa do mundo, mas a gente não bloqueou e nem fez defesa. Isso sobrecarrega em um dia difícil, quando não estamos virando bola", prosseguiu.

"Mas faz parte. A gente está em uma crescente muito boa”, concluiu o brasileiro, otimista apesar do revés. 

A dupla austríaca começou na frente e liderou todo o set inicial, desde que abriram 3-0 nos primeiros lances. No 10-10, Cerutti pediu o apoio da torcida, que correspondeu, mas não foi o suficiente. No fim, a parcial foi vencida pelos visitantes por 23 a 21.

O set seguinte também teve largada com apresentação melhor dos austríacos, mas os donos da casa mostraram poder de reação. Na parada técnica, já estava 12-9, vantagem de três pontos. O 15º ponto, em cortada forte de Alison, levantou a galera na arena. Alison, aliás, foi o maestro do público, sempre comandando os presentes nas arquibancadas, entre eles o ator Rodrigo Hilbert e Giba, ex-jogador de vôlei. O empate do duelo saiu com um 21-16.

Na parcial de desempate, que vai só até 15 pontos, a dupla da Áustria outra vez começou na frente. Os brasileiros igualaram no oitavo ponto em 4-4, mas, na sequência, seguiram atrás. Alison errou saque e deixou os adversários abrirem a maior diferença na parcial, um 12-9, que foi irreversível. 

O resultado embolou o Grupo A, que ainda tem Alison e Schmidt na frente, com dois pontos, o mesmo dos italianos (Ranghieri e Carambula) e dos austríacos (Doppler e Horst). O Canadá ainda não somou pontos e é lanterna. Italianos e canadenses têm um jogo a menos. Vale lembrar que os dois primeiros se classificam à próxima fase, além dos dois melhores terceiros colocados entre todas as chaves. 

Topo