Natação

Torcedores relatam sexismo em cobertura das Olimpíadas por canal dos EUA

Xinhua/Ding Xu

Do UOL, em São Paulo

A transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na televisão norte-americana comprova que o sexismo ainda é fator muito presente no esporte. Torcedores do país estão reclamando especialmente de um apresentador do canal de TV NBC, que parabenizou o marido e treinador de Katinka Hosszu por um ouro conquistado pela nadadora.

Hosszu pulverizou o recorde mundial na final dos 400m medley, cravando 4m26s36 (dois segundos a menos que a marca anterior. “Esse é o homem responsável por transformar sua esposa em uma nadadora completamente”, disse Dan Hicks quando o marido de Hosszu foi focalizado pela câmera. Não demorou e os torcedores começaram a criticar a infelicidade do apresentador.

“Eu entendi que ele é o técnico Hosszu, mas você pode fazer esta conexão sem usar a palavra ‘responsável’. Você não pode jogar essa palavra por aí”, escreveu uma internauta no Twitter. “Ok, então Hosszu quebra um recorde mundial por dois segundos e o apresentador da NBC dá o crédito ao marido e técnico dela?”, completou outro.

O apresentador ainda tentou se justificar. “É impossível contar detalhadamente a história de Katinka sem dar o devido crédito ao Shane (marido), e foi isso que eu estava tentando fazer”, argumentou Dan Hicks.

 

 

Topo