! Tênis proporciona primeiras grandes decepções com estrelas da Rio-2016 - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Tênis

Tênis proporciona primeiras grandes decepções com estrelas da Rio-2016

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quem apostaria que Novak Djokovic, no simples, e as irmãs Williams, nas duplas, seriam eliminados ainda na primeira rodada do torneio de tênis da Rio-2016? Aconteceu no último domingo (7). São as primeiras grandes decepções dos atletas mais badalados da Olimpíada no Rio de Janeiro.

O sérvio que lidera com folga o ranking mundial da ATP perdeu por 2 sets a 0 para o argentino Juan Martin Del Potro (atual 145º do mundo) e deixou o complexo de tênis do Parque Olímpico aos prantos. Por sua vez, Serena e Venus Williams perderam sua primeira partida juntas na história dos Jogos Olímpicos – elas haviam sido campeãs em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012.

As saídas do número 1 do mundo na simples, da dupla número 1 do mundo nas duplas femininas, além dos tropeços das duplas 1 e 2 da chave masculina deixam um ar de decepção pelas oportunidades restritas de ver as estrelas do esporte, mas deve abrir uma brecha positiva para outros astros que estão no Rio e, principalmente, para as duplas brasileiras. 

Na simples masculina, Rafael Nadal (mesmo se recuperando de uma lesão) e Andy Murray despontam como os novos "homens a serem batidos" pelos rivais na busca pela medalha de ouro. Nas duplas masculina, a saída dos irmãos Murray abre brecha para Marcelo Melo e Bruno Soares sonharem com o lugar mais alto do pódio. 

‘Em casa’, Djokovic é eliminado e chora

Clive Brunskill/Getty Images
imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Carismático, Djokovic soube como poucos conquistar o público no Rio de Janeiro. O sérvio virou quase um cidadão brasileiro no complexo de tênis do Parque Olímpico: entrou em quadra com uma munhequeira com as cores do país anfitrião e uma raqueteira verde e amarela com os dizeres “boa sorte”. Mas sorte não deu. Foi eliminado com 7/6 (3) e 7/6 (2).

Djokovic segue sem conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas. Seu melhor resultado nos Jogos foi a medalha de bronze em Pequim-2008. No Rio, ele ainda compete nas duplas. Ao lado do compatriota Nenad Zimonjic, enfrentará os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo na segunda rodada. Desde que o tênis voltou a ser esporte olímpico, em 1988, nunca o número 1 do ranking no momento da competição conquistou a medalha de ouro.

Irmãs Williams perdem invencibilidade olímpica

Dupla tcheca elimina Venus e Serena nas duplas; veja lances

 

Serena e Venus Williams nunca haviam perdido uma partida atuando juntas nos Jogos. Para sagrarem-se tricampeãs olímpicas, elas haviam vencido 15 jogos, nos quais haviam cedido apenas três sets. No último domingo, elas cederam dois de uma só vez contra Lucie Safarova e Barbora Strycoba, que venceram por 6/3 e 6/4.

No entanto, vale ponderar que Venus Williams, 36 anos, não estava 100% fisicamente. Ela chegou ao Rio com uma espécie de vírus, que a fez sofrer com dores de estômago e muita tosse na última semana. Quem revelou seu estado foi o capitão da equipe americana, que, inclusive, deu entrevista no lugar da veterana após ela também ser eliminada no torneio de simples no sábado (6).

Irmãos Murray caem para Belluci e Sá nas duplas

Clive Brunskill/Getty Images
imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Os brasileiros Thomaz Bellucci e André Sá foram os responsáveis por derrubar mais um favoritismo no tênis da Rio-2016. Eles fizeram bonito no torneio de duplas e bateram os irmãos britânicos Andy e Jamie Murray, cabeças de chave número 2 da competição - 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (6) e 7/6 (14). 

A grande partida de Bellucci e Sá levantou a torcida brasileira, que gritava ofensas ao britânico da arquibancada. Apesar da eliminação nas duplas, Andy Murray ainda continua vivo no torneio de simples: ele enfrenta na segunda rodada o argentino Juan Monaco (107º).

Topo