Relatos das provas

Dupla italiana vence e elimina Sá/Bellucci nas oitavas do torneio olímpico

JULIO CESAR GUIMARAES/UOL/
Após vencer primeiro set, Bellucci e Sá fazem segunda etapa equilibrada contra os italianos imagem: JULIO CESAR GUIMARAES/UOL/

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

A dupla brasileira de tênis formada por André Sá e Thomaz Bellucci foi eliminada nas oitavas de final do torneio olímpico, nesta segunda-feira (08), ao perder para os italianos Fabio Fognini e Andreas Seppi por 2 sets a 1, parciais de 5-7, 7-5 e 6-3. Fognini, vale o destaque, travou duelo particular contra a torcida.

Sá e Bellucci haviam surpreendido na estreia, quando bateram os irmãos Andy e Jamie Murray, da Grã-Bretanha, mas agora estão fora. Os próximos adversários dos italianos, já nas quartas, serão Daniel Nestor e Vasek Pospisil, do Canadá.

O jogo começou bom para os brasileiros. No último game do primeiro set, com os anfitriões na vantagem (6-5), os italianos tiveram cinco chances de quebra para levarem a parcial ao tie-break – os donos da casa frustraram todas elas e fecharam o set na sequência.

No lance decisivo, depois de a bola bater na rede e subir, Sá a “empurrou” para fora com gestos de longe e engraçados, que levaram a galera à loucura na arena.

A torcida, aliás, vibrou a cada ponto dos brasileiros, comandada especialmente pela energia de André Sá, que pedia a todo instante gritos e mais gritos, como um maestro. A ponto de irritar Fognini, que bateu boca com o público presente mais de uma vez.

"Olê, olê, olê olá, Bellucci e Sá, Bellucci e Sá", canto inventado no último domingo, voltou a ser ouvido. A lua de mel com a arquibancada, no entanto, não foi o suficiente, e a dupla rival ressurgiu na partida.

Os brasileiros, no segundo set, conquistaram uma quebra no quinto game, com erro de Fognini, que arremessou a raquete em longa distância. O descontrole do atleta agitou a torcida, que o vaiou. Ele até ouviu um "grazie, Fognini" vindo das arquibancadas. A vantagem, no entanto, foi perdida logo na sequência, e os italianos, aproveitando a fragilidade de Bellucci na rede, venceram a parcial devolvendo o 7-5.

No set final, após uma troca de quebras de saque, os italianos se mostraram mais bem preparados para encararem o momento decisivo. No sétimo game, nova quebra para os visitantes, que abriram vantagem e sacaram para fechar o jogo. Fato que aconteceu logo depois. Apesar da derrota, os brasileiros deixaram a quadra aplaudidos. 

Topo