! Vaiada de novo, russa punida por doping chora ao conquistar a prata - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Atualizada em 09.08.2016 01h00

Vaiada de novo, russa punida por doping chora ao conquistar a prata

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Assim como aconteceu nas eliminatórias, a russa Yulia Efimova foi muito vaiada pelo público presente no Parque Aquático. O motivo é o escândalo de doping que afetou o país europeu e o fato de ela já ter sido flagrada com substância dopante.

Durante a final dos 100m peito, o público vaiou muito Efimova e fez festa para a rival Lilly King. A torcida deu resultado e a norte-americana conquistou a medalha de ouro, com direito a recorde olímpico (1min04s93). A russa ficou em segundo lugar, com a prata. O bronze foi para Catherine Meili.

Com a medalha de prata no peito, Efimova não conteve as lágrimas. "Estou feliz por estar aqui. Para mim é muito difícil nadar como hoje [segunda-feira]. As últimas semanas foram loucas, e agora eu me sinto feliz por depois de tudo poder ter um período feliz", afirmou.

Efimova ficou suspensa entre outubro de 2013 e fevereiro de 2015, após testar positivo para traços de um esteroide anabolizante chamado DHEA. Ela também foi brevemente suspensa depois de testar positivo para meldônio este ano, mas foi liberada em julho.

“Cometi erros e fiquei suspensa por 16 meses. Mas na segunda vez não foi um erro meu. Eu não sei se preciso explicar para todo mundo ou não, mas tenho questões sobre coisas que todos os atletas usam. Você usa proteínas, e amanhã alguém diz que isso está na lista de itens proibidos. Aí isso permanece no seu corpo por seis meses e alguém diz que você é dopada. É sua culpa?”, questionou.

A russa conseguiu autorização para competir no final da última semana depois de uma decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS) acatada pela Federação Internacional de Natação (Fina) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Agora eu me sinto feliz por ter passado por tudo que passei e estar aqui nadando. É o melhor que eu posso fazer agora, depois de tudo. Não posso explicar muito, mas vocês só precisam me entender e ver meu lado", afirmou.

Por causa da questão do doping, um confronto entre King e Efimova teve início nas eliminatórias. A norte-americana se recusou a cumprimentar a rival. Depois da final, voltou a provocar a russa.

“Definitivamente, especialmente por ser minha primeira Olimpíada e por ganhar meu primeiro ouro competindo de forma limpa, isso tem um sabor especial”, iniciou. “A pressão sempre vai estar ali, mas eu repito o que disse: nado pelo que eu acho que é limpo. Não acho que isso tenha aumentado a pressão sobre mim”.

“Se eu acho que pessoas pegas no doping deveriam estar nos Jogos? Não, eu não acho. Eles não deveriam estar no time. Mas eu respeito as decisões de todos e tento lidar com isso. Só penso em fazer as coisas do jeito certo do meu lado”, completou.

Topo