Olimpíadas 2016

Olimpíada terá primeiro dia útil e previsão é de transtorno; veja cuidados

Marcelo D. Sants/Framephoto
Motoristas do Rio sofrem com congestionamento ao lado de faixa reservada por Olimpíada imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Olimpíada de 2016 teve seu primeiro fim de semana, mas é nesta segunda-feira (8) que ela vai se deparar com o Rio de Janeiro “real”. De sexta a domingo, um feriado e um final de semana reduziram o ritmo da capital fluminense e facilitaram a realização de eventos olímpicos. A partir de agora, porém, será diferente. A Rio-2016 terá seu primeiro dia útil. E a previsão de transtornos.

Milhares de torcedores olímpicos vão dividir pela primeira vez o transporte com trabalhadores cariocas; motoristas do Rio terão de conviver com restrições de tráfego ainda maiores por conta de eventos da Rio-2016; uma chuva deve tumultuar ainda mais a segunda-feira da capital fluminense. Por tudo isso, o secretário municipal, Rafael Picciani, pediu paciência.

“Segunda-feira vai ser um dia de grande desafio da nossa cidade e para nossa população”, disse o Picciani. “Peço a compreensão de todos. ”

Restrições ao tráfego

No primeiro dia útil da Olimpíada de 2016, o tráfego da cidade enfrentará ainda mais restrições do que as implantadas há uma semana. Além das faixas olímpicas – que já causaram lentidão em vias cariocas--, o fluxo de veículos no Rio será prejudicado por fechamento de ruas no entorno de arenas olímpicas na hora de competições.

“Haverá eventos em todas as regiões da cidade, inclusive em Copacabana e no Maracanãzinho”, lembrou Picciani. “Por isso, recomendamos que o motorista deixe seu carro em casa e use o transporte público. Usem também a carona solidária.”

Transporte em esquema atípico

O sistema de transporte do Rio, entretanto, também estará sob funcionamento especial por conta da Olimpíada. Duas estações do corredor de ônibus expressos TransCarioca estão com áreas destinadas exclusivamente ao embarque e desembarque de torcedores olímpicos. As novas linhas de BRT e metrô do Rio também estarão reservadas somente a portadores de ingresso.

Acontece que torcedores terão de compartilhar espaços com cidadãos e trabalhadores nas linhas de metrô antigas e ônibus regulares do Rio a partir desta segunda. O secretário Picciani pediu paciência aos usuários comuns e olímpicos. Recomendou ainda que torcedor reservem três horas para o deslocamento para arenas da Olimpíada para evitar problemas.

Mudança em itinerários

Picciani afirmou também que usuários regulares do transporte público do Rio devem estar atentos às mudanças de itinerários de ônibus por conta da Olimpíada. O fechamento de ruas causado pelas competições também implica na alteração do caminho dos veículos. Por isso, é importante se informar antes de sair de casa. Dados estão disponíveis no site www.cidadeolimpica.rio.

“É melhor até que o usuário se informe sobre o transporte pelas placas instaladas pelos organizadores da Olimpíada do que pelas placas usuais. As placas da Rio-2016 são as mais atualizadas”, complementou o secretário.

Fechamento do aeroporto

Ainda na segunda, começam as disputas de vela. As regatas da Olimpíada acontecem na Baía de Guanabara, perto do aeroporto Santos Dumont. Por conta dessa proximidade, pousos e decolagens dali estarão proibidos das 12h40 às 17h10.

Empresas aéreas já foram avisadas do fechamento. Remanejaram seus voos. Muitos foram transferidos para o aeroporto do Galeão.

Previsão de chuva

Não bastassem todas as mudanças programadas no trânsito, no transporte e o fechamento do aeroporto do Rio, nesta segunda-feira a cidade também terá que lidar com a chuva. O Centro de Operações do Rio detectou a chegada de uma frente fria. Ela deve trazer chuva pela manhã, agravando ainda mais a situação principalmente do trânsito. “A chuva aumenta nossa tensão”, disse Picciani.

Topo