Relatos das provas

Atualizada em 09.08.2016 00h13

Phelps avança e brasileiros ficam fora da final dos 200m borboleta

Stefan Wermuth/Reuters
Michael Phelps nada a semifinal dos 200m borboleta imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em seu desafio mais difícil na Rio-2016, Michael Phelps conseguiu se classificar para a final dos 200m borboleta. Depois de admitir ter nadado abaixo do planejado nas eliminatórias, o multicampeão conseguiu avançar com o segundo melhor tempo.

Presentes na prova, os brasileiros Léo de Deus e Kaio Márcio não obtiveram o mesmo êxito de Phelps e ficaram foram da final. A dupla anotou o 13º e 14º melhores tempos da semifinal, respectivamente.

Michael Phelps e Leonardo de Deus caíram na água na segunda bateria. O brasileiro teve um início fraco, chegou a se recuperar no decorrer da prova, mas voltou a perder ritmo, terminando apenas em sétimo em sua bateria.

"Foi ruim. Não tenho nem muito o que falar. Caí na água e não me senti bem. Fazia tempo que eu não nadava para 1min56s7. Mesmo nas competições em que eu não estava em forma eu nadei 1min56s0 ou 1min56s1. Estou bem triste porque foi uma semifinal bem fraca. Em Londres foi preciso fazer 1min55s1 para entrar, e aqui teve gente que entrou com 1min56s0. Papai do céu fez a parte dele, mas eu não fiz a minha", lamentou Leonardo de Deus.

"É levantar a cabeça, agora. Fui o 13º colocado em uma Olimpíada em casa e tenho orgulho disso. Ainda tenho os 200 m costas".

Já Phelps não teve grandes dificuldades na prova. Com uma boa vantagem, o norte-americano liderou os 150 primeiros metros e passou a controlar o ritmo. Com isso, acabou sendo ultrapassado pelo húngaro Tamas Kenderesi e terminou com o segundo melhor tempo geral: 1m54s12.

"Ainda tenho algumas coisas a acertar, mas já me senti muito melhor na prova do que eu me senti de manhã. Consegui tirar uma soneca de duas horas à tarde, e isso foi incrível. Espero agora poder ter uma boa noite de sono e uma corrida divertida amanhã [terça-feira]", afirmou Phelps.

Essa é a segunda prova de Michael Phelps na Rio-2016. No último domingo (7), o atleta mais laureado da história ajudou o time dos Estados Unidos a vencer o revezamento 4x100m.

Antes deles, Kaio Marcio foi para a água. Nos primeiros 100m, o brasileiro deu impressão de que poderia brigar por uma vaga na final, chegando a virar na primeira posição. Com o decorrer da prova, no entanto, ele caiu de rendimento e terminou apenas na sétima colocação de sua bateria.

“No final eu cansei, gastei um pouco do gás, tinha que ter guardado para o final”, admitiu Kaio Márcio ao “Sportv”. “O tempo não foi o que eu queria, mas foi legal ter participado, a festa está bonita. Agora é trabalhar mais para dar uma melhorada”.

Topo