Relatos das provas

Brasileira piora tempo e fica fora de final inédita nos 200m livre

Dominic Ebenbichler/Reuters
Manuella Lyrio durante eliminatórias dos 200m livre: vaga na semifinal e recorde sul-americano imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Manuella Lyrio não conseguiu alcançar a inédita final dos 200m livre feminino. Nesta segunda-feira (8), a brasileira piorou seu tempo em relação ao alcançado pela manhã e ficou de fora da decisão. Apesar disso, ela já fica na história da natação do Brasil – nunca uma mulher do país havia conseguido chegar em uma semifinal da prova.

Com o tempo de 1m57s43, Manuella terminou apenas com o 12º melhor tempo da semifinal. Ela, inclusive, fez uma marca pior do que havia feito pela manhã. Na ocasião, a brasileira nadou para 1m57s28, novo recorde sul-americano.

"Saio satisfeita. Piorei meu tempo um pouquinho em relação à prova da manhã, mas era o que eu tinha agora", afirmou Manuella Lyrio, que nadou com um tempo melhor que Missy Franklin. 

"A Missy é uma referência. Queria estar na frente dela com um tempo ainda melhor, mas lógico que é bom ganhar de uma pessoa assim tão boa".

Na segunda bateria da prova, a norte-americana Katie Ledecky nadou com o tempo de 1m54s81, o segundo melhor da semifinal. Campeã olímpica em Pequim-2008 e atual detentora do recorde mundial, a italiana Federica Pellegrini se classificou com o terceiro melhor tempo.

"Foi uma prova muito rápida. Minha série foi muito forte, e o importante foi conseguir uma boa raia para amanhã. Tenho a manhã de folga, posso descansar e espero estar pronta", afirmou Katie Ledecky.

Topo