Relatos das provas

Tênis de mesa: Calderano é eliminado, mas iguala melhor resultado do Brasil

ALEXANDRE CASSIANO / NOPP
Hugo Calderano chora depois de perder para Mizutani, do Japão imagem: ALEXANDRE CASSIANO / NOPP

Do UOL, em São Paulo

A caminhada de Hugo Calderano no tênis de mesa nos Jogos Olímpicos chegou ao final. Nesta segunda-feira (8), o brasileiro não conseguiu segurar o japonês Jun Mizutani, sexto melhor do mundo, e perdeu por 4 games a 2 (11/5, 11/6, 12/14, 8/11, 11/8 e 12/10), nas oitavas de final.

Apesar da derrota, Calderano deixa a disputa no Rio de Janeiro com seu nome na história do tênis de mesa. A nona colocação (todos os derrotados nas oitavas ficam em nono) repete o feito de Hugo Hoyaman, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, o melhor desempenho do Brasil na modalidade.

Depois da derrota, Calderano não conseguiu conter às lágrimas, sentado ao lado de seu técnico. Com o apoio vindo da Arena Riocentro, o brasileiro se levantou e distribuiu bolinhas autografadas para a torcida.

“Estou de cabeça erguida, porque ele é um dos melhores do mundo. Sei que fiz uma grande competição”, afirmou ao “Sportv”.

O jogo

O início de Calderano na partida não foi bom. Em apenas 12 minutos, o brasileiro perdeu os dois primeiros sets: 11/5 e 11/6. O tempo foi quase o mesmo que ele levou para conquistar sua primeira parcial no confronto, por 13/11.

No quarto game, Calderano conseguiu se impor diante do japonês e precisou de 8 minutos para empatar o jogo, fechando em 11/8. Na sequência, no entanto, o mau início na quinta parcial cobrou seu preço. Logo de cara, o japonês abriu 5 a 0 no placar. Apesar da reação, Calderano não conseguiu salvar os quatro gamepoints contra e perdeu o game por 11/8.

O decisivo game foi um dos mais equilibrados da partida. Depois de começar com dois pontos de desvantagem, Calderano chegou a conseguir a virada em 5 a 4 e novamente três pontos mais tarde. O equilíbrio se manteve até a parte final, quando o brasileiro conseguiu três gamepoints. Com calma, no entanto, Mizutani foi salvando ponto a ponto e fechou o game em 12 a 10, e a partida em 4 games a 2.

Disputa

A competição é organizada por chaves, sendo que todas são eliminatórias. O saque muda de domínio a cada dois pontos, ou cada ponto se o placar tiver empatado em 10 a 10. Os jogos individuais são de sete sets com 11 pontos.

Topo