Ginástica

Ginastas dos EUA brilham na Rio-2016 com collant de 5 mil cristais

Tom Pennington/Getty Images
Simone Biles (á dir.) e Madison Kocian com o collant que representa a bandeira dos EUA imagem: Tom Pennington/Getty Images

Fábio Aleixo e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Não bastassem formar o Dream Team da ginástica, brilharem com diversas conquistas e serem favoritas a diversas medalhas na Olimpíada do Rio, as ginastas americanas também reluzem pelas roupas.  E é um brilho literal, graças a 5 mil cristais da famosa joalheria Swarovski, colocados nos collants de cada uma.

As peças foram produzidas pela GK Elite, uma subdivisão da Under Armour especializada em ginástica. De acordo com o New York Times, cada um destes collants está avaliado em 1.200 dólares (R$ 3.800). Cada uma das cinco ginastas, recebeu oito uniformes para competição.

O número de cristais só vem aumentando nos collants das ginastas americanas ao longo das Olimpíadas. Em Pequim-2008 cada peça levava apenas 188 pedras preciosas. Em Londres-12 este número subiu para 1.188. E agora um recorde difícil de ser batido foi estabelecido.

"É difícil imaginar como poderíamos colocar mais cristais. Acho que alcançamos o ápice", disse ao New York Times Kelly McKeown, vice-presidente de design da GK Elite.

E o desenho dos collant e o brilho dele caiu no gosto de todas as ginastas que estão no Rio.

"Eu adorei. Ter tantas joias em nosso uniforme faz a gente de destacar bastante", afirmou ao UOL Esporte a ginasta Gabby Douglas, que participou da Olimpíada de 2012 e ganhou duas medalhas de ouro.

"Me faz brilhar mais", disse a estrela Simone Biles, dona de dez medalhas em Mundiais e que faz a sua estreia em Olimpíadas.

Lauren Hernandez, novata de 16 anos, aprovou o design que lembra a bandeira do país: "É o collant com design mais patriótico que já competi".

Depois de se classificarem em primeiro lugar nas eliminatórias realizadas no domingo, as americanas voltarão a brilhar nesta terça-feira (9) na final por equipes.

 

Topo