! Velejadores brasileiros elogiam qualidade da água na Baía de Guanabara - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vela

Velejadores brasileiros elogiam qualidade da água na Baía de Guanabara

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

O velejador Robert Scheidt venceu a segunda regata na classe Laser na tarde desta segunda-feira (08). O atleta completou a prova em 45 minutos após desempenho ruim na primeira regata do dia. Com a vitória, o brasileiro ocupa a sétima colocação na classificação geral.

Patricia Freitas, que competiu na classe RS:X, teve desempenho pouco inferior ao do compatriota e terminou na quarta colocação. No entanto, a brasileira está melhor colocada na classificação geral, em que ocupa a sexta colocação.

Após a prova, a brasileira elogiou o estado da Baía de Guanabara, local que vinha recebendo diversas críticas por conta da poluição da água.

“Eu não peguei nada (de sujeira). Só algumas folhas, o que é normal. Consegui manter uma constância legal. Teve vento forte, o que é bom pra mim. Eu só preciso ver como vai ficar a questão dos protestos. Teve uma hora ali na boia de contravento que o vento parou, aí fica todo mundo à deriva e é uma situação que tem muitas batidas. Eu sou a favor de ninguém protestar ninguém. Eu só vou protestar como mecanismo de defesa se me protestarem. Se ninguém protestar, devo terminar entre as cinco primeiras", avaliou a atleta.

O medalhista olímpico Nick Dempsey, favorito a conquistar o ouro na vela na categoria RS:X, elogiou a condição encontrada na Baía de Guanabara para competir após terminar a terceira regata no dia na segunda colocação. Até o momento, o britânico está na segunda colocação no ranking geral. 

“A água estava brilhante. Hoje foi o melhor dia. Quando você está velejando rápido e na frente, seu único medo é que você bata em alguma coisa, mas não aconteceu nada. Isso é muito importante para o Rio”, celebrou o atleta.

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, também elogiou a condição da água nas disputas realizadas nesta segunda-feira (08) após terminar a terceira regata na sétima colocação, mesma colocação que ocupa na classificação geral. 

"Estava perfeita. Disso não podem reclamar hoje", relatou o atleta.

Caso confirme seu favoritismo, Dempsey conquistará sua terceira medalha olímpica. O atleta conquistou seu primeiro pódio na competição nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando ficou com a medalha de bronze na categoria RS:X. Já a segunda medalha veio nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Diante da torcida local, o atleta teve bom desempenho e conquistou a medalha de prata na categoria RS:X.

Topo