! Família Silva esperava bronze e avisa: "Vai ter festa na Cidade de Deus" - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Judô

Família Silva esperava bronze e avisa: "Vai ter festa na Cidade de Deus"

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Rafaela Silva emocionou o Brasil com sua medalha de ouro no judô, nesta segunda-feira (8). Quem vê apenas a expressão fechada e a postura agressiva da judoca no tatame não imagina o sofrimento da família Silva, que desde os Jogos Olímpicos de Londres espera a atleta dar a volta por cima. Os Silva não esperavam o lugar mais alto do pódio, mas já organizam a festa em casa.

“É muita alegria. Não esperava que fosse ser ouro, imaginava o bronze. Mas saí de casa falando que hoje ia dar medalha”, recorda o pai Luís Carlos, que projeta muita comemoração. “O sentimento é de muita alegria para a família e para ela, depois de tudo que ela passou em Londres. Estava engasgado. Hoje vai ter festa na Cidade de Deus”, completa.

A mãe Zenilda Lopes da Silva talvez tenha sido a que mais sofreu nas lutas da brasileira nesta Rio-2016 e faz questão de lembrar o pesadelo vivido pela filha. “Ela fez todo mundo chorar em Londres e agora fez todo mundo sorrir. Eu sonhei que ela ia ganhar este ouro, e ela ganhou. Fiz jejum de tão nervosa que eu estava”, conta, orgulhosa.

Boné e camisa personalizados

Fábio Aleixo/UOL
imagem: Fábio Aleixo/UOL

A judoca organizou a própria torcida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mais em casa do que nunca, Rafaela lutou a menos de sete quilômetros de casa: a Arena Carioca fica bem próxima à Cidade de Deus, onde a atleta cresceu. Por isso toda a preparação para uma competição mais do que especial.

"Aqui no Rio ela se sente mais à vontade, competindo em casa e com o carinho da família", afirma o cunhado Edinaldo Vieira, que comemora a volta por cima. “Para quem acompanha ela há muito tempo, é um sentimento de alegria enorme. Uma pessoa que saiu do nada e chegou longe com o esporte."

Após o ouro, a fama

Fábio Aleixo/UOL
imagem: Fábio Aleixo/UOL

A medalha da filha instantaneamente transformou Zenilda e Luís Carlos em celebridades dos Jogos Olímpicos. Na saída da Arena Carioca 2, os pais da campeã olímpica mal conseguiam caminhar sem que torcedores brasileiros os parassem para uma foto.

Topo