Família Silva esperava bronze e avisa: "Vai ter festa na Cidade de Deus"

Fábio Aleixo
Do UOL, no Rio de Janeiro

Rafaela Silva emocionou o Brasil com sua medalha de ouro no judô, nesta segunda-feira (8). Quem vê apenas a expressão fechada e a postura agressiva da judoca no tatame não imagina o sofrimento da família Silva, que desde os Jogos Olímpicos de Londres espera a atleta dar a volta por cima. Os Silva não esperavam o lugar mais alto do pódio, mas já organizam a festa em casa.

“É muita alegria. Não esperava que fosse ser ouro, imaginava o bronze. Mas saí de casa falando que hoje ia dar medalha”, recorda o pai Luís Carlos, que projeta muita comemoração. “O sentimento é de muita alegria para a família e para ela, depois de tudo que ela passou em Londres. Estava engasgado. Hoje vai ter festa na Cidade de Deus”, completa.

A mãe Zenilda Lopes da Silva talvez tenha sido a que mais sofreu nas lutas da brasileira nesta Rio-2016 e faz questão de lembrar o pesadelo vivido pela filha. “Ela fez todo mundo chorar em Londres e agora fez todo mundo sorrir. Eu sonhei que ela ia ganhar este ouro, e ela ganhou. Fiz jejum de tão nervosa que eu estava”, conta, orgulhosa.

Boné e camisa personalizados

Fábio Aleixo/UOL

A judoca organizou a própria torcida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mais em casa do que nunca, Rafaela lutou a menos de sete quilômetros de casa: a Arena Carioca fica bem próxima à Cidade de Deus, onde a atleta cresceu. Por isso toda a preparação para uma competição mais do que especial.

"Aqui no Rio ela se sente mais à vontade, competindo em casa e com o carinho da família", afirma o cunhado Edinaldo Vieira, que comemora a volta por cima. “Para quem acompanha ela há muito tempo, é um sentimento de alegria enorme. Uma pessoa que saiu do nada e chegou longe com o esporte."

Após o ouro, a fama

Fábio Aleixo/UOL

A medalha da filha instantaneamente transformou Zenilda e Luís Carlos em celebridades dos Jogos Olímpicos. Na saída da Arena Carioca 2, os pais da campeã olímpica mal conseguiam caminhar sem que torcedores brasileiros os parassem para uma foto.