Basquete

Ele foi eleito o mais "sujo" da NBA, é odiado por rivais e está na Rio-2016

AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC
Australiano Matthew Dellavedova domina a bola durante jogo de basquete contra a França imagem: AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC

Fábio Aleixo e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers e novo reforço do Milwaukee Bucks com um salário de US$ 9,7 milhões (R$ 30,7 milhões) por temporada Matthew Dellavedova não é dos maiores brutamontes do pegado basquete profissional.

Com 1,91 m e 89 kg, é até considerado um jogador de estatura baixa. Mas isso não significa nada pra ele na hora de peitar os rivais: o australiano agacha, mexe seus braços e pernas sem parar quando está de frente para o adversário e disputa a cada bola como se fosse a última de sua carreira.

Seu truculento jeito de jogar lhe rendeu inúmeras confusões na liga norte-americana, e é cena comum ver um craque marcado por ele perder a cabeça e ir pra cima depois de jogada mais ríspida. Ele acabou “premiado” como o vencedor de uma votação com atletas da NBA sobre o jogador mais sujo da liga, em enquete feita pelo jornal Los Angeles Times, com técnicos e atletas. “Ele ultrapassa o limite. É sujo e selvagem”, afirmou um jogador que não teve a identidade revelada.

AP Photo/Charlie Neibergall
Dellavedova briga por bola em partida entre Austrália e França imagem: AP Photo/Charlie Neibergall

Dellavedova é um dos líderes da seleção australiana de basquete que estreou com vitória surpreendente sobre a França nos Jogos Olímpicos do Rio no último sábado, por 87 a 66, e jogará novamente às 14h15 (de Brasília) desta segunda-feira?.

O australiano de 25 anos afirmou ao UOL Esporte que prefere muito mais defender e evitar pontos dos rivais do que brilhar como cestinha do time.

"As duas (coisas) são legais, mas meu papel no time é defender e deixar os outros em boas condições (de pontuar). Eu amo o meu tipo de jogo. Tudo começa na defesa", afirmou Delly, como é chamado pelos companheiros.

O jogador só não gostou quando questionado se ele se considerava um jogador sujo.

"Não tenho comentários sobre isso. Desculpa", disse antes de deixar correndo a zona mista, área reservada para entrevistas.

Ronald Martinez/Getty
Dellavedova peita Andre Iguodala em jogo da última final da NBA imagem: Ronald Martinez/Getty

A fama de durão na defesa e de estorvo para outros atletas não é só em partidas. Nos treinos, mantém a mesma postura. Foi isso que contou Joe Ingles, seu companheiro na seleção australiana.

"Ele é duro também em nossos treinamentos. Joga do mesmo jeito. Ele não gosta de ver caras pontuando, joga duro", afirmou o atleta, que defendeu o companheiro das acusações de ser sujo.

"Isso é com vocês (jornalistas). Não acho que ele joga sujo", afirmou.

Topo