Infraestrutura

Cariocas se surpreendem com trânsito calmo no 1º dia útil da Olimpíada

UOL
Torcedor Nielton dos Anjos elogia trânsito no primeiro dia útil da Rio-2016 imagem: UOL

Ana Cora Lima e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

Apesar da expectativa negativa, o primeiro dia útil dos Jogos Olímpicos, nesta segunda-feira (8), teve trânsito fluindo bem em diferentes áreas da capital fluminense. Alguns cariocas ouvidos pela reportagem do UOL se disseram surpresos com o fato.

No fim de semana, o próprio secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, afirmou que esperava complicações neste início de semana. "Segunda vai ser um dia de grande desafio da nossa cidade e para nossa população", disse ele. "Peço a compreensão de todos."

Adriano, taxista, que trabalha na praça há 11 anos, afirmou "nunca ter visto uma segunda tão tranquila". "Estou surpreso. Nem na Copa do Mundo, que até tinha jogos em outras cidades, eu vi isso. Estou trabalhando desde 2h da madrugada porque pensei que fosse ter problemas com engarrafamentos, e aí ficaria complicado fazer a diária de 400 reais", declarou.

Até 9h, o condutor havia feito cinco corridas com passageiros. "Essa hora, em dias normais, eu estaria parado no trânsito."

Nielton dos Anjos, torcedor, que se deslocou nesta manhã até o Parque Olímpico, na Barra, também disse ter se surpreendido com o trânsito bom.

"Está ótimo. Saí horas antes de casa prevendo engarrafamentos em toda a cidade. Seria bom demais se todos os dias fossem assim aqui para o lado da Barra", relatou.

Terminal Alvorada tem fluxo normal no primeiro dia útil da Rio-2016

Já o comerciante Valdir Macedo, que faz o deslocamento entre a zona norte e o centro da cidade, disse não ter conseguido tirar a tradicional "soneca" nesta manhã durante a viagem de ônibus. "Nem deu para fazer aquelas horas a mais de sono. Sempre consigo dar uma cochilada de manhã, mas hoje a viagem foi muito rápida. Se soubesse, tinha saído mais tarde de casa", disse.

Na semana passada, antes e durante a cerimônia oficial de abertura dos Jogos, na sexta-feira (5), a situação era completamente diferente. Os motoristas sofreram com congestionamentos, principalmente na zona oeste carioca. Aurora, que costuma se deslocar entre os bairros do Rio Comprido e da Barra da Tijuca, disse ter levado cinco horas e meia para ir de um ponto a outro. Nesta segunda, relatou ela, levou apenas uma hora e meia.

A torcedora Cláudia Gonçalves, por sua vez, foi ao Parque Olímpico, na Barra, para acompanhar a competição de judô. Ela chegou ao local em cerca de 30 minutos. "Eu não esperava essa tranquilidade aqui no entorno do Parque Olímpico. Saí com duas horas de antecedência. Em dias normais, eu levaria mais de uma hora para chegar de Copacabana ao Parque Olímpico", disse.

Apesar do clima de calmaria, a Linha Amarela, uma das principais vias de chegada à Barra da Tijuca, é a que demanda maior atenção nesta segunda. Desde a manhã, há retenções em alguns trechos, como nos acessos da saída 8 (Bonsucesso) e para a saída 5 (Del Castilho). A Linha Vermelha também chegou a apresentar lentidão no sentido centro, no trajeto entre a BR-040 e o acesso para a Linha Amarela.

Transporte em esquema atípico

O sistema de transporte do Rio, entretanto, também estará sob funcionamento especial por conta da Olimpíada. Duas estações do corredor de ônibus expressos TransCarioca estão com áreas destinadas exclusivamente ao embarque e desembarque de torcedores olímpicos. As novas linhas de BRT e metrô do Rio também estarão reservadas somente a portadores de ingresso.

Acontece que torcedores terão de compartilhar espaços com cidadãos e trabalhadores nas linhas de metrô antigas e ônibus regulares do Rio a partir desta segunda. O secretário Picciani pediu paciência aos usuários comuns e olímpicos. Recomendou ainda que torcedor reservem três horas para o deslocamento para arenas da Olimpíada para evitar problemas.

Mudança em itinerários

Segundo o secretário Rafael Picciani, os usuários regulares do transporte público do Rio devem estar atentos às mudanças de itinerários de ônibus por conta da Olimpíada. O fechamento de ruas causado pelas competições também implica na alteração do caminho dos veículos. Por isso, é importante se informar antes de sair de casa. Dados estão disponíveis no site www.cidadeolimpica.rio.

“É melhor até que o usuário se informe sobre o transporte pelas placas instaladas pelos organizadores da Olimpíada do que pelas placas usuais. As placas da Rio-2016 são as mais atualizadas”, complementou o secretário.

Topo