! Brasil desmorona contra Japão e perde a segunda no basquete feminino - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil desmorona contra Japão e perde a segunda no basquete feminino

Do UOL, em São Paulo

O ótimo início do Brasil nesta segunda-feira (8) prometia ao menos um duelo equilibrado contra o Japão, na segunda rodada do basquete feminino dos Jogos Olímpicos. Mas as comandadas de Antônio Carlos Barbosa não conseguiram conter a reação do rival a partir do segundo quarto, viram as campeãs asiáticas dispararem no placar e acabaram perdendo por 82 a 66.

Com a segunda derrota em dois jogos – perdeu para a Austrália na estreia –, o Brasil fica em situação incômoda no Grupo A. O próximo desafio é contra a Bielorrússia, nesta terça (9), a partir das 15h30 (de Brasília).

Primeiro quarto promissor é único ponto positivo

Christian Petersen/Getty
imagem: Christian Petersen/Getty

A partida começou muito equilibrada, mas o Brasil tomou a iniciativa com Iziane e logo abriu cinco pontos de vantagem sobre as japonesas. Dominando o garrafão, a seleção teve boa variação de jogadas ofensivas e terminou o primeiro período em vantagem no placar. Mas os velozes contra-ataques japoneses já começavam a chamar a atenção.

Japão reage e Brasil desmorona

Christian Petersen/Getty
imagem: Christian Petersen/Getty

As japonesas voltaram para o segundo quarto com uma postura totalmente diferente e rapidamente viraram o jogo. Para piorar, erros sucessivos de ataque do Brasil, que ficou várias posses de bola sem pontuar, fizeram o time asiático abrir 14 pontos de vantagem. Sem aproveitar a vantagem física da pivô Érika, o Brasil abusou dos arremessos errados e tomou um baile com os contragolpes do adversário.

O terceiro quarto começou ainda pior para o Brasil, que errou tudo o que tentou, não conseguiu encaixar a marcação e viu as japonesas arremessarem várias vezes com liberdade, abrindo 23 pontos de frente. Barbosa tentou mudar a estratégia para uma defesa por zona, mas não deu certo, e o Japão passou a ganhar rebotes ofensivos com facilidade.

A seleção melhorou no fim do terceiro período e tentou pelo menos diminuir a diferença no quarto, mas a vantagem adversária já era grande demais. O padrão do jogo se manteve e o Japão não teve problemas para confirmar a vitória. Na análise do Blog Bala na Cesta, a derrota foi "trágica".

Iziane é a melhor do Brasil, de novo

Shannon Stapleton/Reuters
imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Assim como na estreia contra a Austrália, a ala Iziane foi a melhor jogadora do Brasil. Ela anotou 20 pontos, uma assistência, dois rebotes e duas roubadas de bola, e comandou o ótimo início da seleção com muita agressividade nas jogadas. Outro destaque foi Clarissa, com 13 pontos e incríveis 16 rebotes.

Já Érika deixou a desejar. Uma das principais atletas da seleção, a pivô foi pouco acionada no garrafão e terminou a partida com 10 pontos e oito rebotes - a maioria deles, porém, já no último período, quando a vitória estava fora de alcance. A pivô adversária, Ramu Tokashiki, foi a cestinha do jogo com 23 pontos.

Há dois anos, Brasil venceu tranquilamente

Brasil e Japão se enfrentaram pela Copa do Mundo de 2014, e a seleção nacional conseguiu seu único triunfo na ocasião, vencendo com facilidade, por 79 a 56. Acontece que a equipe asiática estava desfalcada de sua principal jogadora: a armadora Asami Yoshida.

Topo