! Brasil supera expulsão de estrela do time e bate a Romênia no handebol - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil supera expulsão de estrela do time e bate a Romênia no handebol

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção feminina de handebol segue firme na busca por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Apesar da expulsão de Duda, a estrela do time, o Brasil venceu a Romênia nesta segunda-feira por 26 a 13 e alcançou sua segunda vitória no grupo A.

Campeã mundial em 2013, a equipe chegou ao Rio de Janeiro como uma das principais equipes da competição e bateu a Noruega, favorita à medalha de ouro, no último sábado por 31 a 28.

Na quarta-feira, às 16h40, o Brasil volta à Arena do Futuro para enfrentar a Espanha.

Ana Paula faz Brasil superar expulsão de Duda

Com o time bem postado, o Brasil iniciou o duelo abrindo vantagem de três gols sobre as romenas já nos primeiros sete minutos. A defesa bem montada foi um dos pilares do time de Morten Soubak no primeiro tempo.

Quando a marcação brasileira não era suficiente para bloquear as investidas romenas, a goleira Babi, com boas defesas, se destacava. Ana Paula, certeira nos arremessos, era o nome do jogo no setor ofensivo.

O Brasil sofreu uma baixa importante na parte final do primeiro tempo: Duda, a melhor jogadora da equipe, foi expulsa por uma entrada dura em uma adversária. Apesar da ausência, a equipe manteve o equilíbrio e a vantagem no placar.

Ana Paula assumiu o protagonismo e continuou se destacando com gols. Só na primeira etapa, ela balançou as redes seis vezes. O Brasil fechou o primeiro tempo vencendo por 14 a 9.

No segundo tempo, as meninas brasileiras trabalharam bem a bola, ampliaram a vantagem e controlaram o jogo. O placar confortável levou o público a gritar "o campeão voltou" na arquibancada.

Público menor em relação ao fim de semana

No primeiro dia útil desde o início da Olimpíada, a Arena do Futuro recebeu nesta segunda-feira menos gente em relação aos dois dias anteriores. O público foi chegando somente no decorrer da partida. A empolgação, no entanto, foi a mesma do fim de semana. Algumas faixas com os dizeres "torcida canarinho" e "joguem como bebemos" se destacavam na arquibancada.

As romenas foram vaiadas desde que suas imagens apareceram no telão, enquanto as atletas da casa foram recebidas pela torcida aos gritos de "Brasil, Brasil, Brasil!". Até a posse de bola das comandadas de Morten Soubak era comemorada pelos torcedores.

A temperatura na Arena do Futuro estava bem mais amena em relação ao domingo, quando o comitê olímpico recebeu uma série de queixas dos torcedores em razão do calor durante o duelo entre Brasil e Polônia, pelo torneio masculino de handebol. 

Topo