! Alex Pombo estreia em Olimpíadas com derrota no fim e é eliminado no judô - 08/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Alex Pombo estreia em Olimpíadas com derrota no fim e é eliminado no judô

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em sua estreia em Olimpíadas, o brasileiro Alex Pombo perdeu para o chinês Saiyinjirgala por um yuko conseguido a três segundos do fim e foi eliminado da disputa da categoria até 73 kg do judô nos Jogos do Rio de Janeiro. Ele não tem mais chances de medalha.

Mais agressivo durante os quatro primeiros minutos, o brasileiro tentou resolver a luta no chão, mas teve as três tentativas de imobilização neutralizadas pelo chinês. Com a luta próxima de ir para o "golden score", Saiyinjirgala surpreendeu com um golpe o brasileiro. Pombo ficou sentado no chão, contrariado com a decisão do juiz.

"No primeiro momento, eu consegui defender o golpe. Mas quando puxei o chinês para a guarda para fazer o trabalho de solo, o juiz considerou a sequência do golpe e acabou dando a pontuação de yuko”, disse. “Fiquei um pouco revoltado. No final da luta estava me sentindo muito bem. Foi um descuido ali, mesmo. A gente deixa a dúvida para o árbitro e pode acontecer de ele dar pontuação”, completou.

Pombo, 29º no ranking mundial em sua categoria, foi o único judoca brasileiro que não subiu ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado. O torneio foi disputado meses depois de seu segundo título no campeonato pan-americano, disputado também no Canadá, em que ele foi eleito o melhor da competição.

Em Toronto, ele sofreu uma lesão séria no joelho, que o deixou fora de ação por alguns meses. Seus rivais na corrida olímpica, Marcelo Contini e Eduardo Barbosa, porém, não conseguiram aproveitar a ausência.
 
A segunda-feira marca o terceiro dia de competições no judô da Rio-2016. O esporte, apesar de ser uma das maiores chances de medalhas do Brasil, ainda não levou brasileiros ao pódio. Felipe Kitadai, Charles Chibana, Sarah Menezes e Érika Miranda deixaram a competição nos dois primeiros dias sem conseguir medalhas. Já Rafaela Silva, que disputa a chave feminina nesta segunda-feira, já está nas semifinais.

Topo