Infraestrutura

Atualizada em 07.08.2016 20h19

Vento tumultua ciclismo, cancela remo e tira decoração de arena olímpica

UOL
Cavaletes cedem com forte vento em Parque Olímpico imagem: UOL

Daniel Brito e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ventos de até 70 quilômetros por hora causaram transtornos aos Jogos Olímpicos de 2016 neste domingo (7), segundo grande dia de competições. A ventania tumultuou a prova de ciclismo de estrada feminina, cancelou competições de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas e ainda retirou quase toda a decoração externa da Arena da Juventude, que fica no Parque de Deodoro, zona oeste.

Segundo o diretor geral do Centro de Operações do Rio, Pedro Junqueira, uma verdadeira força-tarefa precisou ser montada no início da manhã para garantir que o efeito dos ventos não atrapalhasse a prova de ciclismo, que percorreu diversas regiões do Rio. “Grades para isolamento das vias tombaram, houve areia na pista, sujeira, etc”, relatou ele, em entrevista coletiva. “Tivemos um trabalho forte na limpeza das serras. Mas as empresas, os subprefeitos e o próprio prefeito se concentraram nisso nessa manhã. Não houve grandes problemas.”

Rafael Picciani, secretário municipal de Governo, disse que a mesma ventania rompeu o pano decorativo colocado em volta da Arena da Juventude, em Deodoro, assustando torcedores. “O pessoal viu o pano caindo e ficou com medo: não sabiam se entravam ou não”, relatou. “O Comitê Organizador da Rio-2016 deu um jeito, prendeu o pano e tudo acabou se resolvendo.”

Ainda segundo Picciani, os ventos ainda causaram o cancelamento do segundo dia de provas olímpicas de remo. No sábado, a ventania já havia causado ondas no espelho d’água. Um barco com remadores da sérvia chegou a virar. Neste domingo, as competições ficaram inviáveis.

Já no Parque Olímpico, placas também foram derrubadas. A loja oficial da Rio-2016, instalada dentro de uma tenda, fechou.

“Tivemos um vento muito forte que trouxeram prejuízos. Algumas placas informativas na cidade também caíram, e estamos trabalhando para resolver”, complementou Picciani. “São fatores climáticos. Esperamos que, para a parte, esportiva não tenhamos mais nenhuma interferência.”

Atletas mostram ventania na Vila Olímpica da Rio-2016

Balanço do primeiro fim de semana

Na mesma entrevista, Picciani também fez um balanço do primeiro fim de semana de operações olímpicas. Segundo ele, o sistema de transporte tem funcionado a contento. Os problemas detectados estão sendo resolvidos de forma ágil, disse.

Picciani disse que houve algumas filas para entrada no sistema de transporte público que leva ao Parque Olímpico. Disse também que a venda de bilhete de transporte especiais para a Olimpíada registrou alguma lentidão. O secretário disse que os torcedores tiveram paciência e nenhum grande problema aconteceu.

Segundo Picciani, o grande desafio da operação ainda está na informação dos moradores quanto a mudança no trânsito e no transporte. A prefeitura ainda tem problemas para informar mudanças no trajeto de ônibus regulares da cidade por conta da Olimpíada. Ele recomendou que a população acesse os boletins da prefeitura e consulte aplicativos para que não sofram com as adaptações.

A prefeitura informa que todas as mudanças estão disponíveis no cidadeolimpica.rio.

Topo