Relatos das provas

Equipe brasileira feminina de tiro com arco cai para Itália nas oitavas

Quinn Rooney/Getty Images
Brasileira Sarah Nikitin compete no tiro com arco durante a Rio-2016 imagem: Quinn Rooney/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A equipe brasileira feminina de tiro com arco foi eliminada nas oitavas de final da competição nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Marina Canetta Gobbi foram derrotadas por 6 a 0 pelo time da Itália, formado por Cládia Mandia, Lucilla Boari e Guendalina Sartori.

A primeira sessão foi acirrada, mas as italianas venceram por 54 a 50. Por outro lado, a equipe da Itália abriu uma boa vantagem no segundo set, marcando 52 a 43. No terceiro set, as representantes da sede dos Jogos equilibraram novamente, mas não venceram; o placar foi de 56 a 55.

Mais tarde, às 14h50 (de Brasília), a equipe italiana disputa vaga nas semifinais contra a China.

Histórico

As sul-coreanas têm total supremacia nas provas por equipe do tiro com arco. Elas subiram no lugar mais alto do pódio da modalidade nas últimas sete edições dos Jogos Olímpicos.

Por outro lado, as brasileiras não têm um desempenho tão bom. Juntas, Ane Marcelle, Sarah Nikitin e Marina Canetta Gobbi ficaram em 13º lugar na fase de classificação do último Mundial.

Disputa

A mesma classificação formada na disputa individual é utilizada na competição por equipes. A pontuação dos três arqueiros de cada país é somada e, então, é estabelecido um ranking.

Os oito primeiros times vão para as oitavas de final. Depois, os quatro vencedores partem para as quartas, e assim por diante, até chegar à disputa pelo ouro.

Cada equipe tem direito a atirar 24 flechas, distribuídas igualmente para cada um dos três arqueiros.

O objetivo do tiro com arco é somar pontos ao atirar flechas no alvo. Nas Olimpíadas, os arqueiros utilizam o arco recurvo, que tem um sistema mais simples.

As provas são realizadas em um campo plano e sem obstáculos para os arqueiros. Os atletas participam de uma prova de 70m com equipes e no individual masculino e feminino.

Topo