Relatos das provas

Torcida indecisa escolhe australiana, mas Serena vence a 1ª no Rio

Vadim Ghirda/AP
Serena Williams durante jogo contra a australiana Daria Gavrilova imagem: Vadim Ghirda/AP

José Ricardo Leite e Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Recordista de títulos de Grand Slams com 22 taças, Serena Williams derrotou a australiana Daria Gavrilova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, neste domingo (7), e avançou para a segunda fase. O resultado favorável veio mesmo após a torcida contra dos brasileiros presentes no Centro Olímpico de Tênis da Rio-2016 que se empolgaram com a atuação da adversária da norte-americana.

A norte-americana número 1 do mundo volta à quadra nesta segunda-feira (8), para a segunda fase da competição. E, agora, aguarda o resultado da vencedora da partida entre a sueca Johanna Larsson e a francesa Alize Cornet.

Australiana dá trabalho a Serena

KEVIN LAMARQUE/REUTERS
imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS

O primeiro set da partida foi marcado por games extremamente equilibrados. Com dificuldade, Serena abriu 2 a 0, mas a australiana conseguiu quebrar o saque, diminuir a vantagem da americana e, logo em seguida, empatar em 2 a 2 com a confirmação de seu serviço.

Na sequência, a norte-americana impôs seu ritmo de jogo e abriu a larga vantagem de 5 a 2. Mas Gavrilova não se entregou e, em um game incrível que levantou a torcida, descontou e fez 5 a 4. Motivada após a derrota no último game, Williams confirmou o saque e fechou o primeiro set com 6 a 4.

Norte-americana confirma favoritismo

Um pouco diferente da primeira etapa do jogo, Serena logo abriu a vantagem de 4 games a 1 no segundo set. Valente, Gavrilova não se entregou e até foi aplaudida pela adversária em uma jogada na qual confirmou o serviço e descontou em 4 a 2.

Muito desgastada já, a australiana não segurou a número 1 do mundo. Serena quebrou o saque da oponente e venceu a partida por 2 sets a 0 após um game muito disputado.

Torcida indecisa escolhe Gavrilova no fim

Empolgados com o confronto, os torcedores ficaram indecisos sobre quem apoiar. No início, todos gritavam muito por Serena Williams, mas a medida que a oponente australiana foi crescendo, a torcida mudou de lado. 

Um ponto curioso dessas manifestações, foram os gritos "Gavrilova". Mesmo com dificuldades na pronúncia, os brasileiros não deixaram de torcer.

Serena destaca equilíbrio 

“Estou muito feliz de ganhar o primeiro jogo. É sempre meio esquisito perder na primeira rodada. E não foi um jogo fácil. Ela jogou muito bem. Por isso estou muito feliz”, disse a norte-americana.

Dona de quatro ouros olímpicos, Serena destacou o clima dos Jogos e negou os rumores sobre o fato de não quere ir ao Rio.

“Nunca pensei em não vir aos Jogos do Rio. Eu realmente queria estar aqui. Tentei de todas as formas e consegui. O clima em Olimpíada é muito diferente. Você não é o foco. Tem tantos grandes atletas. E as pessoas estão assistindo outros esportes pela TV”, declarou.

Vento dá trégua

O confronto entre brasileiro Thomaz Bellucci e Dustin Brown teve o vento como protagonista, o que comprometeu demais a qualidade do jogo principalmente na hora do saque. No duelo entre Williams e Gavrilova, as rajadas diminuíram, mas não cessaram. 

“O vento foi duro", disse Williams no final da partida.


 

Topo